Notícias / Pará

PATRIMÔNIO PÚBLICO

Monumento da Cabanagem ganha nova iluminação em meio a programação cultural

Segunda-Feira, 07/01/2019, 18:56:05 - Atualizado em 07/01/2019, 18:59:57 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Monumento da Cabanagem ganha nova iluminação em meio a programação cultural (Foto: Via WhatsApp)
Governador Helder Barbalho, Senador Jader Barbalho e a Secretária de cultura Úrsula Vidal estiveram no evento (Foto: Via WhatsApp)

O monumento em alusão ao movimento popular da Cabanagem, localizado na área do Entroncamento, em Belém, recebeu nesta segunda-feira (7), nova iluminação. A inauguração foi realizada pelo governador Helder Barbalho na presença de várias autoridades.

Após anos de abandono, a programação da Secretaria de Estado de Cultura traz de volta à população paraense o monumento idealizado pelo arquiteto Oscar Niemayer.

A inauguração da nova iluminação faz parte de uma vasta programação cultural idealizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e faz parte da programação “Belém Cabana”, uma semana alusiva ao Movimento da Cabanagem (1835-1840), culminando com as comemorações pelos 403 anos de Belém.

O Memorial da Cabanagem foi foi inaugurado há exatos 34 anos, em 7 de janeiro de 1985, pelo então governador Jader Barbalho, marcando os 150 anos do movimento que ocorreu na Província do Grão-Pará.

O Monumento abriga os restos mortais do Cônego Batista Campos e dos cabanos Félix Clemente Malcher, Francisco Pedro Vinagre e Eduardo Angelim. Segundo a concepção de Niemeyer, a rampa elevada em direção ao firmamento representa a grandiosidade da revolta popular, que chegou perto de atingir seus objetivos, e a "fratura" faz alusão à ruptura do processo revolucionário.

(DOL)





Comentários

Destaques no DOL