plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Saiba como preparar seus filhos para a volta às aulas

Resta pouco mais de uma semana para o retorno à rotina de estudos e atividades extracurriculares das irmãs Mariana e Maria Fernanda. Na reta final das férias escolares, as duas já se mostram ansiosas para experimentar as novidades que o ano letivo de 2019

Resta pouco mais de uma semana para o retorno à rotina de estudos e atividades extracurriculares das irmãs Mariana e Maria Fernanda. Na reta final das férias escolares, as duas já se mostram ansiosas para experimentar as novidades que o ano letivo de 2019 reserva. Para toda a família, já é tempo de reprogramar o organismo e o psicológico para voltar à programação habitual.

Mãe das meninas, a designer Andréa Matos, 44 anos, conta que até os primeiros dias do ano a família ainda seguia no ritmo de férias, com mais liberdade e sem horário certo para acordar ou fazer as refeições. Porém, como as aulas das duas já iniciam no dia 15 deste mês, o discurso já começa a se modificar no sentido de preparar a mente para o retorno aos horários, rotinas de estudo e atividades extras.

“As férias mudam a rotina da família toda. Como eu e o meu marido somos autônomos, a gente acaba entrando na mesma rotina delas”, conta a mãe. “Então, quando o retorno às aulas vai se aproximando, eu já começo a tentar fazê-las irem dormir um pouco mais cedo, conversar sobre o que elas devem encontrar de novo na escola”. Para a designer, esse momento de preparação é importante até mesmo para fazer com que o retorno às atividades não seja uma experiência negativa, pelo contrário.

A preparação ainda inclui levar as meninas para ajudar a comprar o material escolar. “Esse ano nós fizemos uma viagem, então a gente já aproveitou para comprar o material escolar individual na viagem”, conta Andréa. “Faço questão de levá-las para elas já irem se envolvendo nesse retorno”.

A estratégia utilizada por Andréa e o marido Mário Fernando, 42 anos, parece dar resultado. A alguns dias de retornar às aulas, a estudante Maria Fernanda, de 13 anos, não esconde a ansiedade pela chegada do momento. “Estou muito ansiosa porque tenho vontade de conhecer os amigos novos que vão chegar”, conta, ao lembrar que este ano cursará o 9º ano do ensino fundamental. “Eu sempre gostei do primeiro dia de aula”.

A expectativa pelo primeiro dia do ano letivo também é grande para Mariana, de 7 anos, que iniciará a 3ª série. Além da ansiedade por conhecer os novos colegas, ela destaca ainda a agitação gerada pelas novidades que deverão surgir com a nova série. “Eu fico um pouco nervosa também porque eu não sei o que vai acontecer”, considera. “Alguns colegas já comentaram que no 3º ano vamos estudar coisas mais difíceis”.

ANSIEDADE

Já as novidades que esperam o Chrystian, de 11 anos, são as contempladas pela 7º ano do ensino fundamental. Assim como Maria Fernanda e Mariana, o menino também volta às aulas no dia 15 de janeiro e, da mesma forma, não vê a hora de retornar. “Ele está superansioso para voltar. Ele quer ver o que tem de novo, como está a quadra da escola, o que mudou. Faz perguntas o tempo todo”, aponta a pedagoga e mãe de Chrystian, Adriana Monteiro, 40 anos. “Ele já está naquela fase de se sentir entediado de ficar dentro de casa”.

(Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

Apesar do filho não apresentar dificuldade para acordar cedo, Adriana conta que, na semana que antecede o retorno, pretende começar a fazer com que ele durma mais cedo para se preparar para a volta à rotina. “Apesar de estar ansioso, ele ainda está em ritmo de férias total. Tem dormido muito tarde porque fica até tarde assistindo séries, jogando videogame”, conta. “Então, mais próximo, eu vou começar a fazer com que ele durma mais cedo porque ele vai precisar voltar para aquela rotina de acordar cedo todo dia para ir para a escola”.

Entre as medidas que ajudam o Chrystian a retornar ao ritmo de aulas também está a compra do material escolar, missão que Adriana pretende iniciar nesta segunda-feira. “Ele quer caderno e canetas novas. Ele gosta de ir comigo na papelaria e na livraria porque ele mesmo escolhe as estampas do material”, considera. “Resolvendo essa questão da compra do material a empolgação para retornar só aumenta para ele”, diz.

Serviço

- Na rede municipal de ensino, a volta às aulas iniciará no próximo dia 21 de janeiro, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

- Na rede particular de ensino a data de retorno fica a critério de cada escola. Porém, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Pará (Sinepe-PA), todas as escolas têm que ofertar um período que compreenda 200 dias letivos. Portanto, normalmente a volta às aulas inicia na segunda quinzena do mês de janeiro.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias