plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Como reduzir os efeitos dos fogos no seu animal de estimação?

O barulho causado por fogos de artifício pode atingir frequências acima de 125 decibéis, o que é muito superior aos 100 decibéis que, segundo a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, já podem provocar danos irreversíveis à audição de adultos. Se o

O barulho causado por fogos de artifício pode atingir frequências acima de 125 decibéis, o que é muito superior aos 100 decibéis que, segundo a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, já podem provocar danos irreversíveis à audição de adultos. Se o efeito já é prejudicial para humanos, para os animais é ainda pior, considerando que a audição de cães, por exemplo, consegue detectar sons quatro vezes mais distantes que o ser humano.

Exatamente por essa maior sensibilidade auditiva, muitos animais costumam passar mal diante da exposição aos ruídos causados por fogos de artifício. No período das festas de final de ano, quando o uso desse tipo de adereço se intensifica consideravelmente, a veterinária membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Nazaré Fonseca de Souza, orienta que é preciso preparar o ambiente para que o animal fique o mais confortável possível. “Se o animal vai ficar em casa sozinho no Ano Novo, o ideal é fechar toda a casa e deixá-lo à vontade, com espaço para andar, com água e alimentação”.

HÁBITO

Para propiciar esse conforto também é importante tentar manter os hábitos a que o animal já está acostumado. Se o animal tem o costume de dormir na caminha dele, ou em um travesseiro, por exemplo, o que se deve fazer é deixar tais objetos ao seu alcance. Não é recomendável deixar o animal preso por coleiras porque, assustado, ele pode tentar fugir e acabar se enforcando. “Não tem como inventar uma nova coisa. O que se pode fazer é tentar acalmá-los, mas o estresse vai vir de qualquer jeito”, aponta a veterinária.

Nazaré explica que os danos à saúde dos animais em decorrência do barulho causado pelos fogos vão muito além do estresse, que por si só já é muito prejudicial. Em alguns casos, se o barulho emitido superar a tolerância auditiva do animal, a exposição pode causar surdez, impactos na saúde respiratória e mental. “Para quem tem cão epiléptico é preciso confirmar se a medicação foi feita e tentar deixá-lo tranquilo. Animais portadores de epilepsia têm ansiedade aumentada e a situação de estresse causada pelos fogos pode fazer com que eles tenham crises”.


(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias