Notícias / Pará

CAOS NA LIMPEZA

Garis marcam protesto e dizem não ter previsão para volta da coleta

Quinta-Feira, 27/12/2018, 21:02:18 - Atualizado em 27/12/2018, 21:24:03 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Garis marcam protesto e dizem não ter previsão para volta da coleta (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)
(Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

A Região Metropolitana de Belém deverá passar a virada de ano mergulhada em lixo. Os trabalhadores de duas das três empresas terceirizadas que prestam serviço de coleta de resíduos à prefeitura de Belém estão com todas as atividades paralisadas há uma semana, e na manhã desta sexta-feira (28) farão um protesto em frente ao prédio da Sesan (Secretaria de Saneamento de Belém), na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco.

Os cerca de 1100 funcionários exigem que a prefeitura repasse às empresas os pagamentos em débito. Os garis estão com três meses de salários atrasados, enquanto que os caçambeiros não recebem há cinco meses. A categoria afirma que só retornará quando os pagamentos forem realizados.

Segundo Odirley Fonseca, representante do movimento Juntos Somos mais Fortes, 100% dos funcionários das duas empresas aderiram à paralisação. Todos os bairros foram afetados. O efeito disto tudo é visível nas ruas. Nos centros e feiras os entulhos se amontoam improvisadamente; nos bairros, principalmente nas periferias, as ruas estão repletas de lixo, muitos espalhados por todo lado devido a ação dos animais, inclusive urubus.

“A verdade é que a prefeitura de Belém nunca cumpriu o contrato assinado com as empresas em 2016. Eles pagam de maneira revezada, quando pagam uma empresa, deixam de pagar as outras, e assim vai”, denuncia Odirley, falando ainda sobre a dura realidade destes trabalhadores.

“Há vários dias estamos tentando acordo com a prefeitura mas sem sucesso. O Secretário Finanças fez um pronunciamento falando que os valores estavam em dia...Nunca essa prefeitura honra com as suas promessas e não vemos nenhum vereador sequer cobrando isso...isso tudo é uma mentira, E não adianta os Secretários incompetentes falarem que e culpa da população das ruas estarem cheias de lixos", desabafa. Enquanto isso, a capital permanece no lixo e na lama.

(DOL)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL