plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Garis marcam protesto e dizem não ter previsão para volta da coleta

A Região Metropolitana de Belém deverá passar a virada de ano mergulhada em lixo. Os trabalhadores de duas das três empresas terceirizadas que prestam serviço de coleta de resíduos à prefeitura de Belém estão com todas as atividades paralisadas há uma sem

A Região Metropolitana de Belém deverá passar a virada de ano mergulhada em lixo. Os trabalhadores de duas das três empresas terceirizadas que prestam serviço de coleta de resíduos à prefeitura de Belém estão com todas as atividades paralisadas há uma semana, e na manhã desta sexta-feira (28) farão um protesto em frente ao prédio da Sesan (Secretaria de Saneamento de Belém), na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco.

Os cerca de 1100 funcionários exigem que a prefeitura repasse às empresas os pagamentos em débito. Os garis estão com três meses de salários atrasados, enquanto que os caçambeiros não recebem há cinco meses. A categoria afirma que só retornará quando os pagamentos forem realizados.

Segundo Odirley Fonseca, representante do movimento Juntos Somos mais Fortes, 100% dos funcionários das duas empresas aderiram à paralisação. Todos os bairros foram afetados. O efeito disto tudo é visível nas ruas. Nos centros e feiras os entulhos se amontoam improvisadamente; nos bairros, principalmente nas periferias, as ruas estão repletas de lixo, muitos espalhados por todo lado devido a ação dos animais, inclusive urubus.

“A verdade é que a prefeitura de Belém nunca cumpriu o contrato assinado com as empresas em 2016. Eles pagam de maneira revezada, quando pagam uma empresa, deixam de pagar as outras, e assim vai”, denuncia Odirley, falando ainda sobre a dura realidade destes trabalhadores.

“Há vários dias estamos tentando acordo com a prefeitura mas sem sucesso. O Secretário Finanças fez um pronunciamento falando que os valores estavam em dia...Nunca essa prefeitura honra com as suas promessas e não vemos nenhum vereador sequer cobrando isso...isso tudo é uma mentira, E não adianta os Secretários incompetentes falarem que e culpa da população das ruas estarem cheias de lixos", desabafa. Enquanto isso, a capital permanece no lixo e na lama.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias