plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bloco Império Romano e escolas de samba saem às ruas neste feriado

O clima das festas de fim de ano é tão bom, que inspira a comunidade carnavalesca, a mais festiva da cidade, a sair para as ruas mais cedo, para já começar o esquenta do Carnaval. A largada é dada pela turma do bloco Império Romano, do bairro do Umarizal,

O clima das festas de fim de ano é tão bom, que inspira a comunidade carnavalesca, a mais festiva da cidade, a sair para as ruas mais cedo, para já começar o esquenta do Carnaval. A largada é dada pela turma do bloco Império Romano, do bairro do Umarizal, com foliões que, vestidos como gladiadores ou com outras opções de fantasias mais coloridas, fazem um dos carnavais de rua mais antigos da cidade, desde 1971, quando reunia apenas um pequeno grupo de amigos que saíam às ruas no dia 25 de dezembro para se divertir enrolados com lençóis como fantasia.

A concentração natalina-carnavalesca ocorre nesta terça-feira, 25, a partir das 13h, na Travessa Soares Carneiro com a Rua Municipalidade, ponto apelidado de “Alcoliseu”. Com o símbolo do bloco, a Galinha do Ramalho, seguindo em frente, eles passeiam pelo bairro atraindo inclusive os foliões e artistas de várias escolas de samba da cidade.

MATINHA

E as agremiações carnavalescas marcam presença. A Escola de Samba da Matinha também vai para as ruas nesta terça, 25, com seu primeiro arrastão cultural pré-carnaval 2019. A concentração ocorre a partir das 17h, no barracão da escola, localizado na Travessa Castelo Branco. Pixulé, intérprete oficial da Matinha, é quem irá puxar o arrastão pelas ruas do bairro de Fátima. O samba-enredo deste ano tem música dos cariocas Kabeça de Táxi e Odmar do Banjo e letra da juíza do trabalho Vanilza Malcher.

“Nosso arrastão vai ser animado, uma oportunidade de reunir a comunidade, mostrar a força do samba que a gente está levando para o carnaval. E de conscientizar, já que esse ano estamos vindo com um tema tão importante”, comenta Rodolfo Trindade, presidente da Matinha. A escola tem se dedicado o ano inteiro a levar para a avenida do samba o tema do trabalho infantil, contando com a parceria do Tribunal Regional do Trabalho. Os próximos arrastões culturais já estão marcados para os dias 6 e 10 de janeiro.

QUENZÃO

Com seu intérprete oficial, Andrezinho do Império, a nação grená e branco também terá o seu tradicional Arrastão de Natal. O evento ocorre também neste dia 25, com saída a partir das 16h30, da Praça Eneida de Moraes. “Vamos fazer essa brincadeira gostosa. Vamos fazer o que a gente faz de melhor, cantar os sambas antigos, o samba atual. Onde a Império de Samba Quem São Eles se apresenta é show”, garante o intérprete. E nada de dizer que o evento é esquenta pra carnaval: “Dia 25 é a nossa brincadeira”, afirma. Eles chegam ao próximo carnaval com o enredo “Paracauary: entre Soure e Salvaterra, Povos, Territórios e Encantarias”.

ESPAÇO RAÍZES

Contando as horas para a folia, o Espaço Cultural Raízes também antecipa o seu 1º Grito de Carnaval para este dia de Natal, com início às 16h. “Até o Papai Noel já marcou presença”, eles mandam avisar. A programação terá discotecagem de Zek Picotero, DJs Coisa Preta, Reylan Roots e Breno Leões, além de uma banda de marchinha contratada para colocar todo mundo no clima do carnaval de rua, e a animada banda Farofa Tropikal, que mistura carimbó e guitarrada a outras sonoridades latinas.

(Lais azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias