plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Presidente da Associação de Assentamentos é assassinado em Rurópolis

O presidente da Associação dos Agricultores Nova Aliança assentamentos “PDS Castanheiro”, “Arthur Falero” e “Avelino Ribeiro” Gilson Maria Tampone, conhecido como mineiro, 43 anos, foi assassinado na manhã deste sábado (15), em Rurópolis, sudoeste paraens

O presidente da Associação dos Agricultores Nova Aliança assentamentos “PDS Castanheiro”, “Arthur Falero” e “Avelino Ribeiro” Gilson Maria Tampone, conhecido como mineiro, 43 anos, foi assassinado na manhã deste sábado (15), em Rurópolis, sudoeste paraense.

Ele foi morto na porta de casa, por volta das 8 horas, quando dois homens em uma motocicleta dispararam três tiros contra a vítima.

Tampone era considerado uma grande liderança, que lutava desde 2008 pela regularização daquelas áreas junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O líder comandava uma associação onde mais de 600 famílias vivem de forma precária, aguardando decisão do Incra sobre a regularização fundiária daquelas áreas.

Ele já vinha sofrendo várias ameaças, tanto que se mudou de Placas para Rurópolis há cerca de um ano, temendo pela vida da família.

Segundo o engenheiro florestal Leonardo Carvalho, presidente do “Instituto Terra Verde”, que presta apoio aos assentamentos nas questões de regularização ambiental e fundiária, enquanto o Governo for omisso e o Incra não assumir seu real papel, muitos crimes ainda acontecerão motivados por essas questões.

“É inadmissível esse descaso do atual governo com os assentamentos e os pequenos agricultores. A omissão é tão grande, como nesse caso, onde se observa uma decisão judicial que foi proferida a favor do assentamento, o Estado dificulta a liberação e acaba culminando nesse tipo de situação lamentável, onde a falta de legalidade gera o conflito entre as partes, e sempre quem sai perdendo é o menor, o mais fraco. Enquanto houver o descaso do Governo em dar assistência pra esse tipo de situação, infelizmente continuaremos a presenciar essa violência no desenfreada no campo”, ressaltou.

Gilson deixa viúva e cinco filhos.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias