plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jader irá lutar para que Universidade do Xingu seja criada ainda este ano

O senador Jader Barbalho (MDB), recebeu, na tarde de ontem (13), representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB), que pediram o apoio junto ao Governo Federal para a criação da Universidade Federal do Xingu

O senador Jader Barbalho (MDB), recebeu, na tarde de ontem (13), representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB), que pediram o apoio junto ao Governo Federal para a criação da Universidade Federal do Xingu (UFX). O objetivo é ampliar o ensino superior nas regiões da Transamazônica e Xingu e atender uma população de aproximadamente 600 mil habitantes.

O projeto de criação da Universidade já está em pauta no Senado e na Câmara Federal. Agora, a esperança é que com a intervenção do senador paraense, se torne realidade. “Essa reunião é da maior importância sobre a possibilidade de implantação da Universidade, que teria como sede, o município de Altamira. O crescimento populacional e os impactos da hidrelétrica naquela região fazem com que essa instituição possa se tornar realidade”, diz Jader.

O senador se comprometeu dar encaminhamento ainda hoje (14) no pedido junto ao presidente da República, Michel Temer e afirmou que também pedirá audiência com o presidente para a próxima semana. “Vamos fazer o possível, já que o presidente anunciou que até o final da sua gestão, fará a criação de mais 5 universidades. Vamos pleitear para que dentro delas, esteja a Universidade do Xingu”, reforça o senador.

Para o prefeito do município de Porto de Moz, Berg Campos, o apoio do senador é de suma importância na viabilização do projeto que vai atender a população da região do Xingu. “A universidade atenderia uma região que menos de 2% dessa população possui ensino superior. O campus mais próximo é em Altamira, mas que não consegue atender toda a região que envolve 12 municípios. Por isso, a necessidade de criar a UFX”, afirma.

A professora Maria Ivonete Coutinho, coordenadora do Campus Universitário de Altamira, destaca que a instituição já existe desde a década de 1980 com formação inicial de professores. Mas com a população crescendo naquela região, há uma necessidade de um novo polo de ensino superior. “Entendemos que é urgente a criação de uma universidade, pois a UFPA de Altamira não atende de fato as demandas, como engenharias, saúde, e outros”, destaca.

O parlamentar Eraldo Pimenta (MDB), representante da região de Altamira na bancada legislativa, aposta na intervenção do senador para a universidade se tornar realidade. “Já apresentei a proposta na Assembleia e, agora, junto ao Jader, para pleitear ainda este ano a legitimação da universidade. Isso iria multiplicar o ensino para a região”, diz.

O senador aguardará, dos representantes da UFPA, os dados a respeito da importância desse projeto, para então, fazer o contato com a Presidência da República. “É um privilégio como senador do Pará, participar dessa discussão que faz parte da nossa história. Esse pleito é importante para dar oportunidade à juventude o acesso, o ingresso na universidade”, afirma Jader.


(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias