plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Em São Paulo, Helder Barbalho discute equilíbrio fiscal do Pará

O programa “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, da organização Comunitas, recebeu na manhã desta quinta-feira (13), em São Paulo (SP), representantes de governos de cinco estados e da gestão federal, que assumirão seus mandatos no próximo ano para d

O programa “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, da organização Comunitas, recebeu na manhã desta quinta-feira (13), em São Paulo (SP), representantes de governos de cinco estados e da gestão federal, que assumirão seus mandatos no próximo ano para discutir e promover objetivos que visem a melhoria da gestão pública fiscal brasileira. Entre eles, o governador eleito do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), que levantou os entraves para um melhor crescimento econômico e social paraense.

Além de Barbalho, os governadores eleitos Ronaldo Caiado (DEM), do Goiás, Paulo Hartung (MDB), do Espírito Santo, Romeu Zema (NOVO), de Minas Gerais, e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, participaram do evento, abordando pautas em comum voltadas ao equilíbrio fiscal, como o apoio à reforma da previdência e a revisão da legislação referente a servidores públicos, além da ampliação e melhoria do diálogo com a sociedade e, também, entre o executivo, o judiciário, os Tribunais de Contas e o Ministério Público.

Entre os pontos centrais que nortearam a discussão, estava a arrecadação dos estados e uma revisão do pacto federativo, como está posto atualmente. Helder Barbalho pediu a palavra para descrever a atual realidade do governo paraense, que não usufrui das benesses relativas aos bens que produz em seu território. “O Governo Federal precisa rever alguns mecanismos de compensação com estados produtores. O Pará, por exemplo, tem pouco ou nenhum retorno de tantos benefícios que oferece para toda a nação”, avaliou.

Helder, ao lado dos outros governadores eleitos: Eduardo Leite, Paulo Hartung, Ronaldo Caiado e Romeu Zema (Foto: Divulgação)

LEI KANDIR

O governador eleito do Pará ressaltou ainda que a revisão da Lei Kandir, que isenta empresas exportadoras de produtos primários e semielaborados ou serviços do pagamento de ICMS, ajudaria o estado, que hoje é um dos maiores produtores de minério do Brasil. “Somos um grande exportador de minérios, mas como não há ICMS sobre a exportação, ficamos com a falsa sensação de riqueza em algumas pequenas cidades e todo o passivo ambiental causado pela extração”, afirmou. “E nossas usinas hidrelétricas produzem energia, que vai para o Sudeste, e nós também não ficamos com o ICMS, que é arrecadado pelo estado abastecido, como São Paulo. Respeitamos nossos colegas dos outros estados, mas é preciso rever essa questão”, completou.

Além dos novos mandatários estiveram presentes os futuros secretários de Fazenda e Planejamento dos estados, com a participação da próxima secretária de Planejamento do Pará, Hana Ghassan, e o de Fazenda, René Sousa, que também reuniram com especialistas em contas públicas para discutir os maiores desafios do estado nos próximos anos.

O atual Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, que integrará a nova equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), enfatizou outro ponto que assombra estados e União: as despesas obrigatórias. “Os gastos obrigatórios ocuparão 93% do orçamento da União em 2019. E a Previdência será a maior despesa, em torno de R$ 637,9 bilhões, o que representa 44,3% do total. É preciso rever custos e enxugar várias áreas, para que tenhamos uma economia crescente”, disse.

O programa

O alinhamento entre os cinco estados, por meio do Programa Juntos, tem o objetivo de direcionar os esforços conjuntos para uma política de Estado. Por meio da coalizão, espera-se engajar diversas esferas da gestão pública e, também, a sociedade civil dentro de um cenário de reformas fiscais relevantes, de olho na manutenção da qualidade da oferta de serviços públicos também no longo prazo.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias