plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Uma nova maneira de pensar o ensino superior

As tendências para a Educação Superior não se prendem mais ao modelo tradicional. O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) vem acompanhando essa direção, na reformulação da maneira como seus cursos de graduação são ofertados e também com o lançam

As tendências para a Educação Superior não se prendem mais ao modelo tradicional. O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) vem acompanhando essa direção, na reformulação da maneira como seus cursos de graduação são ofertados e também com o lançamento de três novos cursos baseados essencialmente no uso de metodologias inovadoras de ensino.

O Cesupa agregou ao seu portfólio as graduações em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil 4.0 e Psicologia. Com isso, o Centro Universitário do Estado do Pará passou a ofertar mais de 2.500 vagas em 16 cursos de graduação.

Os novos cursos estão alinhados às tendências mundiais da Educação Superior, atendendo a necessidade de conferir ao estudante a capacidade crítica de pensamento e de torná-lo capaz de enfrentar e resolver situações reais antes mesmo de se colocar no mercado de trabalho.

PROTAGONISMO - Proporcionar novas experiências aos estudantes é uma das transformações na Educação Superior do Século XXI. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil 4.0 e Psicologia do Cesupa fazem isso com o uso de metodologias consideradas transformadoras para os novos profissionais.

Nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil 4.0, a base da Metodologia CDIO, sigla para Conceive, Design, Implement, Operate, motiva os estudantes a conceber, projetar, implementar e operar sistemas e produtos do mundo real. Já no curso de Psicologia, o uso de Metodologias Ativas de Ensino favorece a construção de um profissional crítico, reflexivo, autodeterminado, responsável por sua própria formação.

INDÚSTRIA 4.0 – Atentos às mudanças do mundo contemporâneo e da Indústria 4.0, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil 4.0 do Cesupa focam na qualificação de profissionais aptos a lidar com a inovação, a automação e com a flexibilização das respostas, tudo isso com a realização de projetos em tempo real. “Esses são os profissionais que o mercado demanda, são aqueles mais desejados no mundo profissional uma vez que eles sabem dar respostas de forma otimizada” explica a coordenadora dos cursos, Andreia Conduru.

Os cursos são ofertados em programas de aprendizagem que, diferente dos semestres tradicionais, acompanham a evolução de cada aluno, tendo foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, acadêmicas e interpessoais.

Como parte da Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Cesupa – Argo, os cursos contam ainda com a possibilidade da realização do Semestre Acadêmico Internacional na Missouri State University (MSU). Assim, os alunos podem concluir um semestre fora do Brasil e, no retorno ao Cesupa, aproveitem todo o ensinamento adquirido nos Estados Unidos, dando sequência aos seus estudos no Centro Universitário sem atrasos na formação.

FORMAÇÃO ATIVA – A prática como pilar insere o curso de Psicologia do Cesupa em um cenário diferenciado. O curso já conta com 30 instituições, nacionais e internacionais, parceiras na formação de seus alunos. Somado a isso, laboratórios possibilitam o desenvolvimento de práticas desde o início do curso para que, em condições reais ou simuladas, realizem atividades envolvendo treino de competências profissionais.

O curso de Psicologia do Cesupa utiliza metodologias ativas de aprendizagem como Metodologia da Problematização, Estudo de Caso, Team Based Learning, Peer Instruction e outras. A inciativa confere ao curso um modelo diferenciado e alinhado às práticas mais atualizadas no cenário da Educação Superior.

Ofertado no formato de módulos de aprendizagem, o curso de Psicologia é subdivido em atividades que reforçam a troca de conhecimento e a atuação em espaços externos, além busca pelo refinamento dos assuntos abordados durante as aulas. “O formato das atividades permite que os alunos integrem o saber e o e o fazer no dia-a-dia, tornando-os autores de sua formação”, conta Ana Rachel Pinto, coordenadora do curso.

O CESUPA - Genuinamente paraense, o Cesupa tem 28 anos de existência no cenário da Educação Superior local. Comprometido com os princípios de qualidade e de contemporaneidade, o Cesupa oferta, em suas diferentes unidades pela cidade de Belém, cursos de graduação, pós-graduação, residência médica e multiprofissional e também mestrados.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias