plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Você sabe o que o seu pet pode ou não comer? Confira as dicas do DOL!

Quem é dono de pet sabe o quanto é difícil resistir àquela cara de dó que o seu bichinho de estimação faz quando quer comer algo que você ou alguém próximo está comendo. Como resistir a cara de "pidão" que ele faz quando quer apenas um pedacinho daquel

Quem é dono de pet sabe o quanto é difícil resistir àquela cara de dó que o seu bichinho de estimação faz quando quer comer algo que você ou alguém próximo está comendo. Como resistir a cara de "pidão" que ele faz quando quer apenas um pedacinho daquela carne saborosa que está sendo servida no almoço? O que parece ser algo inofensivo, como oferecer uma pequena porção da sua comida, pode prejudicar, e muito, a saúde do seu peludinho.

Para ajudá-lo a entender melhor o que pode ou não ser dado como alimento para o seu companheiro, o “Papo de Pet” de hoje traz uma série de dicas sobre alimentação.

ALIMENTOS LIBERADOS

De forma geral, os cães e gatos podem podem comer quase tudo o que comemos, porém, alguns cuidados devem ser tomados principalmente com o sal, o açúcar, as gorduras, assim como as quantidades consumidas de alimentos. Outros fatores, como intolerância e alergias a proteínas do alimento (tanto na ração quanto em outros alimentos), devem ser levados em consideração na hora de oferecer aquele "petisquinho" para o animal.

Rações

As rações, apesar de não estarem entre as preferências dos pets, estão entre os alimentos mais indicados para os bichinhos de estimação. Isso porque, como afirma o médico veterinário Clayton Garcia, esse tipo de alimento oferece todos os nutrientes necessários para garantir a saúde do animal.

“As rações são as mais indicadas, pois nelas podemos encontrar os nutrientes necessários para uma vida saudável, haja vista que uma boa parte da população ainda usa a alimentação caseira com seus animais. Para cada etapa de vida dos animais de companhia existem rações de acordo com a faixa etária (filhotes, adultos e geriátricas), e elas seguem sendo a melhor opção para os pets", ressalta o especialista.

Frutas, verduras e legumes

Alguns tutores optam pela alimentação natural ou caseira para os seus animais. Esse tipo de alimentação pode trazer uma série de benefícios para os pets, mas também precisam ser avaliadas por um veterinário. Ao contrário do que muitos pensam, as frutas, verduras e legumes podem ser grandes aliados na hora de manter a saúde do seu animalzinho, desde que consumidos com segurança. Maçã e melancia são ótimas para seu pet, mas os caroços dessas frutas devem ser evitados, pois contêm substâncias nocivas aos animais.

O "Papo de Pet" listou uma série de alimentos que podem ser consumidos pelos pets. Confira:


RISCOS DE UMA ALIMENTAÇÃO INADEQUADA

Manter a alimentação de forma correta de um animal requer cuidados nos mínimos detalhes. Um pequeno deslize pode trazer grandes consequências para o pet, como foi o caso do pequeno Bóris, de 1 ano e 6 meses, que acabou ingerindo um salgadinho de camarão durante uma festa de aniversário. Um dia após a ingestão, o animal apresentou vômito e fraqueza, como afirma a Pedagoga Regina Silva.

“O Bóris estava em uma festa de aniversário em casa quando o encontrei comendo uma coxinha de camarão. Um dia depois que ele tinha ingerido o alimento, ele começou a vomitar, ficar fraco e parou de se alimentar. Ele é um cachorro muito esperto e brincalhão, porém, durante o período em que ficou doente, mudou completamente de comportamento. Logo ficamos preocupados e buscamos ajuda de um veterinário, que nos indicou uma medicação adequada. Foram sete dias bem difíceis, mas graças a Deus que no final ficou tudo. Hoje em dia, o cuidado com a alimentação dele é redobrado”, explica a tutora.

Regina Silva ao lado de Bóris, que teve uma grave infecção intestinal devido à má alimentação. Foto: Arquivo Pessoal

Quem também tem bastante cuidado com a alimentação de seu pet é a estudande de engenharia Andressa Belo, tutora da Jolie, de 4 anos, justamente para evitar complicações futuras. "A Alimentação da Jouli sempre foi bastante balanceada, porque conhecidos nossos nos preveniram sobre problemas com cachorros que eles tiveram. Então ela nunca foi obesa, nunca correu risco de ser diabética. Sabemos que um quilo pra nós, humanos, é uma uma coisa, mas é quantia bem grande pra eles, cachorros. Então sempre tivemos cuidado", afirma.

Andressa costuma dar diversos alimentos para a Jolie, mas sempre com atenção ao que a cadela come. (Foto: arquivo pessoal)

Mesmo assim, Ela afirma que já passou por um susto grande com a cadela, justamente por causa da alimentação. "Uma vez saímos de casa e deixamos um biscoito recheado de chocolate em cima da cama (porque não sabíamos que a danada conseguia subir nela). A Jolie conseguiu alcançar o pacote e comeu tudo. Entramos em pânico, porque sabíamos que chocolate é proibido pra cachorro. Levamos ao veterinário, que nos disse que estava tudo bem, pois não tinha sido uma quantia grande do veneno teobromina, pois em biscoito tem pouco da substância. Já em uma barra teria mais", completou Andressa. "Com relação a alimentação atual dela, sempre que comemos algo, damos pra ela. Sempre. Mas com devido cuidado, alimentos proibidos são realmente proibidos. Mas ainda naquela de que uma quantia pra nos humanos não é a mesma pra eles, quando comemos arroz, por exemplo, damos um graozinho pra ela".

O especialista ressalta que assim como o caso do Bóris, outros fatores como mudança abrupta de ração, alimentação inadequada ou até mesmo a mudança de ambiente podem levar ao desequilíbrio intestinal.

Quer saber mais o que o seu animal não pode comer? Veja a lista que o “Papo de Pet” separou para você:


(Paloma Lobato/DOL)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias