plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mais de 16 mil contribuintes caíram na 'malha fina' no Pará

A Receita Federal informou que 16.759 mil declarações do imposto de renda, no estado do Pará, estão retidas na malha fiscal, devido inconsistência nas informações prestadas. A quantidade corresponde a 2,61% do total de 642.427 declarações do Imposto de R

A Receita Federal informou que 16.759 mil declarações do imposto de renda, no estado do Pará, estão retidas na malha fiscal, devido inconsistência nas informações prestadas.

A quantidade corresponde a 2,61% do total de 642.427 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), apresentadas neste ano em todo o estado.

As principais razões pelas quais as declarações foram retidas são:

  • Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes;
  • Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF;
  • Despesas médicas;
  • Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras.


Os contribuintes devem acessar o Extratro do Processamento da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), no site da Receita Federal na internet, para saber se caiu na malha fina. Para acessar o extrato é necessário utilizar um código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. É importante prestar atenção na seção "Pendências de malha". Onde o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal, ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

Se estiver retida em malha fiscal, o contribuinte encontrará links para verificar com detalhes o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. Constatando erro na declaração apresentada a regularizção poderá ser feita apresentando declaração retificadora.

Inexistindo erro na declaração apresentada e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal.O agendamento começa a partir de janeiro de 2019.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias