plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Temperatura baixou até 5°C neste mês em Belém; mínima pode chegar a 22°C

Com a pancada de chuva registrada no início da tarde de ontem na capital paraense, alguns pontos da capital ficaram submersos. Um deles foi a avenida João Paulo II, no bairro do Curió Utinga. Mais uma vez os comerciantes sofreram com os transtornos dos al

Com a pancada de chuva registrada no início da tarde de ontem na capital paraense, alguns pontos da capital ficaram submersos. Um deles foi a avenida João Paulo II, no bairro do Curió Utinga. Mais uma vez os comerciantes sofreram com os transtornos dos alagamentos. Alguns condutores de veículos que trafegavam pela via atravessavam o aguaceiro, correndo o risco de danificarem os veículos. Outra situação comumente verificada é quando os condutores perdem as placas dos veículos nos alagamentos.

Na tarde do último sábado (1º), a BR-316, principal rota de entrada e saída da capital paraense, ficou completamente parada em Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB), depois que o Rio Uriboca transbordou, alagando a via. Além disso, vários pontos da capital também alagaram, como a avenida Alcindo Cacela, próximo ao canal onde está situada uma instituição de ensino superior, além do cruzamento da Rua dos Mundurucus com a avenida Alcindo Cacela, e no Curió Utinga.

MÉDIA

Do início deste mês até ontem (7), já choveu 84.6 milímetros de chuva na Região Metropolitana de Belém. A média histórica dos últimos 30 anos, calculada para o mês, é de 260 milímetros ou 260 litros de chuva para cada metro quadrado da região, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-Pará). Contudo, segundo o Inmet, houve registro de chuvas, ainda que com menor intensidade, em todos os dias do mês atual.

Embora a ocorrência de chuvas esteja abundante, o Inmet diz que, até o final de dezembro, o volume pluviométrico deve ficar dentro da média histórica. O Inmet prevê ainda que, entre hoje e amanhã (9), a população que reside na RMB e no nordeste paraense irá perceber manhãs com sol entre nuvens, com a diminuição da nebulosidade vista nos últimos dias, conforme explicou José Raimundo Abreu, diretor do Inmet.

Mesmo que o sol apareça, as pancadas de chuva devem continuar ocorrendo, sobretudo nos períodos da tarde e noite. Porém, a partir da noite de segunda-feira (10), o Inmet prevê três dias seguidos com o retorno da nebulosidade, com chuvas que, em geral, iniciam no período da tarde e entram pela noite, com duração de cerca de seis horas consecutivas. “De segunda-feira à noite em diante vão ter três dias de predominância de céu mais nublado e encoberto com chuvas. Não só pancadas, mas algumas longas e em várias horas do dia. Isso deve ocorrer em 80% do Pará”, pontua Abreu.

TEMPERATURA

Com a chegada do período chuvoso, a temperatura baixou em até 5°C neste mês. Em novembro a máxima chegou a alcançar 35.7°C. Em dezembro, a máxima está entre 29.4°C a 32°C e a mínima entre 22°C e 24º°C.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias