Notícias / Pará

GALERIA

Nossa Senhora da Conceição é homenageada em Outeiro. Veja fotos!

Domingo, 02/12/2018, 22:40:18 - Atualizado em 03/12/2018, 09:54:52 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Nossa Senhora da Conceição é homenageada em Outeiro. Veja fotos! (Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)
(Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

Cerca de 7 mil fiéis, segundo a organização, foram às ruas de Outeiro, distrito de Belém, na manhã de ontem, para acompanhar a 65ª edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição. Neste ano, a festividade tem como tema ‘Maria, mãe mestra por amor’. A procissão percorreu cerca de 6 km a partir da Capela de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Itaiteua. Logo após a missa que antecedeu a saída do Círio, a doméstica Maria Antônia, 27 anos, já se emocionava com a oportunidade de homenagear a santa por mais um ano. 

“Eu sempre participo do Círio e sempre peço a Nossa Senhora da Conceição pela saúde da minha mãe, pelo meu emprego, pela minha filha”, disse, emocionada. “Ela sempre me atendeu, então só tenho o que agradecer”. Acompanhada pela filha Maísa, de 8 anos, e pelo sobrinho Renan, de 13, a devota buscava incentivar na nova geração da família a mesma fé. Para ela, o momento do Círio é uma forma de fazer com que essa tradição familiar se perpetue. “É muito importante incentivar eles desde cedo porque eles vão aprendendo que acima de todos nós está Deus e que a nossa intercessora é a Virgem Maria”.

Já a aposentada Maria Dalva da Silva, 79 anos, pedia pela saúde dos dois netos que, no início da próxima semana, passarão por cirurgias. “Um vai operar de hérnia e outro da vesícula. Eu peço a Deus e Nossa Senhora que eles passem bem por essas operações”, pedia, caminhando firme à frente da procissão.

Moradora de Outeiro há 30 anos, Maria Dalva conta que sempre fez questão de seguir a procissão até o encerramento e aproveitava a oportunidade para pedir que Nossa Senhora permitisse que ela continuasse a fazer o mesmo por muitos anos ainda.

ENSINAMENTO

“A mãe de Deus nos ensina a seguir seu filho e eu tenho muita força ainda para seguir”. Pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – onde a procissão foi encerrada -, o padre César Augusto informou que, neste ano, o Círio de Outeiro destaca o exemplo de devoção dado por Maria aos fiéis.

HISTÓRIA

- Um casal de imigrantes portugueses é responsável por iniciar a tradição do Círio de Outeiro. Eles mantiveram, mesmo fora do país de origem, a devoção por Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A 1ª procissão foi realizada em 1953.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

Veja imagens na galeria.

(DOL)





Comentários

Destaques no DOL