Notícias / Pará

Salvaterra celebra Círio centenário

Domingo, 02/12/2018, 19:54:27 - Atualizado em 02/12/2018, 20:04:40 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Salvaterra celebra Círio centenário (Foto: Gustavo Costa/Divulgação)
(Foto: Gustavo Costa/Divulgação)

Foi neste domingo (2) que as famílias católicas de Salvaterra, no Maraajó, movimentaram as ruas e enfeitaram as casas para celebrar a fé. 

Era o início do Círio centenário. Durante a celebração da tradicional missa, o bispo falou da importancia dos 100 anos de Círio e destacou o fortalecimento da fé dos devotos e de pensar no futuro, tendo Nossa Senhora como modelo.  

E mesmo com o clima nublado e a leve chuva, os devotos de Nossa Senhora da Conceição saíram às ruas da cidade para o percurso de cerca de 5 quilômetros.

Durante o trajeto, inúmeras foram as homenagens que a Santa recebeu.

A procissão, como de costume, foi puxada pelos cavaleiros que vão na frente como forma de anunciar que a Berlinda está próxima. 

Após 4 horas de caminhada, a Berlinda chegou à igreja Matriz, o bispo do Marajó, Dom Evaristo Spengler e o pároco de Salvaterra, Frei Antonio Rabanal, deram a benção final aos fiéis.

Além deles, participaram do Círio centenário os outros padres da Paróquia de Salvaterra, freiras do convento de Soure e o bispo emérito do Marajó, Dom José Luis Azcona, que recebeu carinho especial dos romeiros e retribuiu afirmando que a fé é que faz tudo isso acontecer e que ele também aprende com os devotos. 

 (DOL)





Comentários

Destaques no DOL