plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Salvaterra celebra Círio Centenário no próximo domingo

No próximo domingo (02), católicos da cidade de Salvaterra, na Ilha do Marajó, celebram o centésimo Círio de Nossa Senhora da Conceição. O tema deste ano é Maria, Primeira discípula, modelo para os leigos. A programação inicia na manhã de sábado (1º), co

No próximo domingo (02), católicos da cidade de Salvaterra, na Ilha do Marajó, celebram o centésimo Círio de Nossa Senhora da Conceição. O tema deste ano é Maria, Primeira discípula, modelo para os leigos.

A programação inicia na manhã de sábado (1º), com a romaria rodoviária, que sai da Vila de Joanes. No mesmo dia, à noite, a trasladação acompanha a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Igreja de Santa Rita, no bairro do Marabá, até a Igreja que leva o nome da padroeira, na Praça. De lá, o Círio sai no domingo percorrendo as ruas da cidade até a Igreja Matriz.

A devoção por Nossa Senhora da Conceição veio através dos frades Jesuítas e Franciscanos que, no século XVIII, colocaram o nome do local de Aldeamento de Nossa Senhora da Conceição. Apesar disso, o primeiro Círio só ocorreu em 1918, inicialmente dedicado à Nossa Senhora de Nazaré e seguido pela festividade da Conceição. Após 64 anos, decidiu-se unificar as festas e dedicar o Círio apenas à Nossa Senhora da Conceição.

Para o Pároco de Salvaterra, Frei Antônio Rabanal, é tempo de celebrar os 100 anos não somente de tradição do Círio, mas de evangelização através dos ensinamentos da Mãe de Jesus. “Em todos os continentes, a Virgem Maria permanece nos ensinando como levar a humanidade para Jesus. Aqui não poderia ser diferente, Nossa Senhora é o selo distintivo da nossa cultura, um modelo para os leigos”, ressalta.

Os moradores de Salvaterra já estão na expectativa e empenhados nos preparativos para a festa centenária. A servidora pública, Maria José Salvador, reúne a família todos os anos em sua casa para o tradicional almoço do Círio e afirma que só tem a agradecer. “Domingo é um dia especial para acompanhar a nossa mãezinha e agradecer por esses 100 anos de evangelização e bênçãos recebidas. Além de ser uma ótima oportunidade para se reunir com a família e celebrar.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias