plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Redenção: rompimento de represas resultou em enchente

A chuva forte que caiu durante a tarde e a noite da última segunda-feira (26) em Redenção, sudeste paraense, provocou o rompimento de três represas em áreas privadas no município e, com isso, afetou 250 famílias em 12 bairros da cidade. Do total de famíli

A chuva forte que caiu durante a tarde e a noite da última segunda-feira (26) em Redenção, sudeste paraense, provocou o rompimento de três represas em áreas privadas no município e, com isso, afetou 250 famílias em 12 bairros da cidade. Do total de famílias, 70 foram alojadas em um abrigo provisório montado pela prefeitura do município na Creche Victor Gabriel.

De acordo com a Secretaria de Governo de Redenção, Renata Rocha, as primeiras ações realizadas foram a entrega de alimentos, água e colchões e atendimento médico e de assistência social. Também foram criados dois pontos de arrecadação de doações, um na Secretaria Municipal de Assistência Social e outro em uma emissora de televisão no bairro Ademar Guimarães.

De acordo com a secretária de Governo do Município, Renata Rocha, várias ações estão sendo feitas para ajudar as famílias foram montados dois pontos de arrecadação de doações: um na Secretaria de Assistência Social do município e numa emissora de televisão no bairro Ademar Guimarães.

O presidente da Defesa Civil no município, Wilker Muniz, esclareceu que as casas estão sendo avaliadas. “Já recebemos o mapeamento, no bairro Residencial Primavera, por exemplo, são sete casas que estão em área de risco. Nessa situação como é um empreendimento do governo federal, vamos notificar os órgãos necessários e esperar que eles tomem uma providência. Fiz um levantamento que concluiu que são necessárias 160 casas para atender famílias em pontos de risco, infelizmente o programa Minha Casa Minha Vida por um impedimento de um decreto, não pode atender, estamos aguardando”, ressaltou.

Há ainda o risco de desmoronamento de uma ponte na BR-155 próxima ao município.

O Major Felipe Galúcio, comandante do Corpo de Bombeiros na região, esclarece que é necessária a totalização dos dados para que seja preenchido o Sistema S2Id do Ministério da Integração, que vai dar viabilidade para que o governo federal homologue a situação de emergência que deve ser decretada pela Prefeitura.

“O Corpo de Bombeiros tem a função de auxiliar a Defesa Civil local para compilar esses dados e poder preencher o sistema para dar prosseguimento a resposta. A preocupação agora é alertar a população que mora em área de risco para que, caso haja outra chuva forte, se retire do local para que não ocorra mais prejuízos”, explicou o Major que ressaltou ainda haver preocupação de novas fortes chuvas podendo elevar o volume de água ocasionando outros alagamentos.

(Da Sucursal do Diário do Pará em Marabá)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias