plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

OAB-PA: Eleições são mantidas e ocorrem até às 17h de hoje

Membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OABPA) exercem hoje (28) seu direito de votar e escolher seus representantes. A votação será encerrada às 17h. O criminalista Osvaldo Serrão, presidente da chapa Avante OAB-PA comentou sobre a expectativa para as

Membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OABPA) exercem hoje (28) seu direito de votar e escolher seus representantes. A votação será encerrada às 17h.

O criminalista Osvaldo Serrão, presidente da chapa Avante OAB-PA comentou sobre a expectativa para as eleições deste ano.

“É uma festa democrática. A festa em que as duas chapas expõe suas ideias, seus projetos. Nós trabalhamos vários meses levando a nossa mensagem aos advogados e advogadas. Viajamos pelas 24 sessões e aqui estamos para enfrentar as urnas. A nossa expectativa é que nós tenhamos convencido o eleitorado das nossas propostas e das nossas metas. Estamos pregando a OAB do século XXI”, disse.

Vice-presidente da chapa Avante OAB-PA, Duda Klautau também falou sobre a eleição da OAB. “Hoje é um dia emocionante, histórico para todos nós. A instituição merece ser resgatada, a classe dos advogados novamente. Nós encabeçamos um movimento que pensa no futuro, que pensa no jovem advogado, que pensa na classe como prioridade absoluta da instituição. Temos certeza que hoje será um dia de vitória”.

Duas chapas concorrem as eleições. (Foto: Divulgação)

A eleição foi mantida mesmo diante da denúncia de irregularidades e com a decisão do juiz federal Jorge Ferraz de Oliveira Junior, da 5ª Vara da seção judiciária do Pará, que deferiu na última segunda-feira (26) liminar impetrada pela chapa Avante OAB-PA, encabeçada pelo criminalista Osvaldo Serrão, obrigando que a atual gestão do presidente e candidato à reeleição, Alberto Campos, divulgue a lista de advogados aptos a votar no Estado para a nova gestão do triênio 2019-2021.

Na decisão, o juiz destaca que “a lista de advogados adimplentes pode ser obtida facilmente pela chapa que pretende a reeleição, mediante simples consulta de seus sistemas informatizados do órgão de classe”, ou seja, a chapa de situação é privilegiada referente a dados que podem influenciar diretamente no resultado do pleito.

Duda Klautau e Valério Saavedra. (Foto: Divulgação)

RESTRIÇÃO

Segundo a chapa Avante OAB-PA, foi solicitado à Comissão Eleitoral a lista de advogados aptos a votar, inserida nas urnas eletrônicas no último dia 13 de novembro, “mas a Comissão até o ajuizamento da ação não havia respondido aos seus requerimentos, o que lhe dificultou de organizar sua campanha, haja vista não saber a quais advogados direcionar suas propostas”.

A chapa de Serrão destaca ainda, que a OAB, pautada pela igualdade de disputa e nas regras que sempre devem fazer parte do pleito, divulga a lista com a quantidade de advogados aptos a votar, assim como os contatos dos profissionais para os concorrentes à presidência da OAB-PA.

Pleito eleitoral é realizado hoje. (Foto: Divulgação)

Para a chapa Avante OAB-PA, a decisão da Justiça Federal nada mais é que “o reconhecimento de que a chapa de situação leva grandes vantagens quanto às informações que deveriam ser disponibilizadas de forma igual aos candidatos” e afirma ainda que “é a primeira vez na história da OAB Pará que uma comissão eleitoral e a própria presidência da instituição impedem o acesso da chapa de oposição à listagem dos advogados aptos a votar”.

O DOL tenta contato com o presidente e candidato à reeleição, Alberto Campos, para um posicionamento em relação as denúncias.

(DOL com informações de Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias