plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Corpo de Bombeiros do Pará comemora 136 anos

Com mais de um século de existência e muitas histórias para contar, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará comemorou 136 anos no sábado, (24). Atuando na prevenção, auxílio, socorro e emergência, o objetivo principal da corporação é salvar vidas. O CBMPA s

Com mais de um século de existência e muitas histórias para contar, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará comemorou 136 anos no sábado, (24). Atuando na prevenção, auxílio, socorro e emergência, o objetivo principal da corporação é salvar vidas.

O CBMPA se destaca entre outras corporações nacionais por ser quarta mais antiga do Brasil e a sexta com maior número de militares. Hoje o efetivo é constituído por 3.022 militares, mulheres e homens, entre oficiais e praças, que atuam em 43 unidades operacionais e administrativas, distribuídas em 13 quartéis na grande Belém e em mais de 25 municípios, contendo um centro de atividades técnicas, uma policlínica para atender o efetivo, um centro de manutenção próprio, um centro de formação de praças e uma academia de formação de oficiais.

Atualmente, incluindo a região metropolitana, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará atende cerca de 56% da população. Com base nos dados fornecidos pelo sistema de ocorrência o SISCOB, a cada 11 minutos os bombeiros atendem à um chamado.

Neste ano, até o mês de novembro, foram realizadas quase 54 mil ocorrências envolvendo: incêndios, salvamentos, atendimento pré-hospitalar e prevenção de auxílio.

Na solenidade, realizada no sábado (24), foram entregues as medalhas de 10, 20 e 30 anos aos membros da corporação, por bons serviços prestados, além da outorga da medalha de Mérito Defesa Civil para personalidades militares e civis.

O administrador Júlio Marcos Saraiva, foi um dos agraciados com a medalha de mérito Defesa Civil. "Como paraense e como belenense eu me sinto extremamente gratificado. A mim muito me compraz receber uma condecoração dessa no momento que a minha profissão comemora meio século de implantação no estado do Pará. Me sinto ensandecido como profissional por ter tido esta outorga, de sorte, que eu quero outorgá-la também, à todos os meus colegas administradores que sejam afiliados ao Conselho Regional de Administração", disse Júlio.

(Foto: Divulgação/Sargento Carlos César)

História

A história começa em 1882, devido aos inúmeros incêndios na época, o Imperador D. Pedro II, determinou ao Corpo de Bombeiros da corte que enviasse uma guarnição com equipamento para implantar o serviço de prevenção e combate a Incêndio.

Em 24 de novembro de 1882, o Doutor Justino Carneiro, presidente da Província, assinou o ato criando oficialmente a Companhia de Bombeiros, tendo como primeiro comandante o Capitão Antônio Veríssimo Ivo de Abreu, nascia naquela data a estimada Corporação do Soldado do Fogo.

Mas foi no Governo do Intendente Antônio Lemos que o crescimento e aparelhamento do CBMPA ocorreram de forma grandiosa. E com a nova Constituição Federal de 1988 e a Constituição Estadual de 1989, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, ganhou autonomia como corporação independente, tendo em seu artigo 200 as suas atribuições constitucionais voltadas à prestação de serviços à sociedade.

A cerimonia finalizou com o desfile da tropa com os pelotões formados por militares combatentes, socorristas, guarda-vidas, oficias e praças da reserva, a banda de música do CBM, os cadetes do curso de formação de oficiais, além do desfile motorizado com viaturas de incêndio, motocicletas, entre outras.

(Com informações do Corpo de Bombeiros)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias