plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mais Médicos: distância e acesso ruim provoca desistências no Pará

Áreas remotas, de difícil acesso e com problemas de infraestrutura, como inexistência de sinal de internet e fornecimento de energia instável, são alguns problemas enfrenados por profissionais no Pará após a saída dos médicos cubanos. As informações são d

Áreas remotas, de difícil acesso e com problemas de infraestrutura, como inexistência de sinal de internet e fornecimento de energia instável, são alguns problemas enfrenados por profissionais no Pará após a saída dos médicos cubanos. As informações são do UOL.

Segundo o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e presidente do Conselho de Secretários de Saúde do Pará, Charles Tocantins, é comum profissionais se inscreverem no programa e depois desistirem, ao serem informados sobre a comunidade em que atuará.

Em entrevista ao UOL, o secretário explicou que já teve pelo menos três brasileiros que se apresentaram e, ao saberem que, para chegar à localidade, era preciso viajar de barco por 40 ou 50 km, deixaram a comunidade sem médico.

Acesso a alguns locais do Pará deve ser feito de barco. (Foto: Reprodução/Facebook)

É o caso de Cametá, no nordeste paraense, que tem 136 mil habitantes e fica às margens do rio Tocantins. Segundo o secretário, das 17 equipes do programa Mais Médicos, cinco cubanos se desligaram, justamente aqueles que cobriam áreas mais longínquas do município ribeirinho.

Charles explica que é difícil fixar um médico em certas localidades, principalmente aquelas que não tem conexão de internet, energia assídua e problema no deslocamento, já que não há locomoção noturna de barco, por exemplo.

Segundo o secretário, alguns “profissionais reclamam também que, pelo fato de morarem lá, sempre são chamados para uma emergência, é quase um trabalho 24 horas”.

No entanto, a informação que se tem é de 92% das vagas deixadas pela saída dos médicos cubanos já foram preenchidas por brasileiros até a última sexta-feira (23).

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias