Notícias / Pará

DIREITO DE PEDALAR

Passeio ciclístico percorre ruas da capital paraense neste sábado (24)

Sábado, 24/11/2018, 11:17:07 - Atualizado em 24/11/2018, 11:18:23 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Passeio ciclístico percorre ruas da capital paraense neste sábado (24)  (Foto: Reprodução)
A concentração do passeio está marcada para às 16h no Mercado de São Brás, em Belém. (Foto: Reprodução)

Neste sábado (24) ciclistas e cicloativistas do Coletivo ParaCiclo, Pedala Manas, Bike Anjas e Bike Anjo organizam passeio ciclístico pelas ruas da capital paraense, com a finalidade de garantir o direito de pedalar com mais segurança. O passeio liderado por uma bike carregando uma trena cenográfica gigante de 1,5m pretende com utilização desta alegoria causar estranhamento e chamar atenção para o artigo 201 do código de trânsito que prevê que veículos devem guardar uma distância segura de 1,5m ao passar ou ultrapassar uma bicicleta. 

A ideia da campanha, que já acontece em todo Brasil, surgiu da parceria entre o Coletivo ParaCiclo e a ciclista e estudante de comunicação da faculdade Estácio FAP Tainah Vilhena, na época da escolha do tema de conclusão de curso. A jovem, que foi atleta de natação e basquete durante toda adolescência, ao entrar na faculdade, teve que abandonar o esporte. Na ocasião, ela resolveu substituir o uso dos transportes coletivos pela bicicleta. “Sentia que meu corpo pedia por exercícios e morando numa cidade plana pedalar me parecia muito tranquilo. O problema é que não temos ciclovias que liguem toda cidade e as vezes é muito perigoso conviver com os automóveis e ônibus que fazem ultrapassagens sem nenhuma responsabilidade”, concluiu a estudante. 

A escolha do tema da campanha foi o resgate de uma paixão: as bicicletas. O recorte do tema surgiu em entrevista com o coletivo ParaCiclo e em decorrência da necessidade de divulgação do artigo 201 da lei número 9503 de 23 de setembro de 1997 do Código de Trânsito Brasileiro que foi criada para dar um pouco mais de segurança para os ciclistas. A concentração do evento acontecerá no mercado de São Braz neste sábado (24), a partir das 16h com saída prevista para às 17h. O passeio percorrerá os principais pontos turísticos da cidade de Belém e conta com o apoio da faculdade Estácio do Pará e da Bike Anjas e do Bike Anjos. 

Serviço: 

Passeio performático por pontos turísticos de Belém 

Data: 24 de novembro de 2018 (sábado)

Local: Concentração Mercado de São Brás 

Horário: 16h / Saída: 17h

Informações com Tainah Vilhena /Fone WhatsApp: (91) 98994-1687 

(DOL)





Comentários

Destaques no DOL