plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Remo terá marca própria. Leia na coluna de Mauro Bonna

Fusão entre BNDES e Banco da Amazônia Para Valdecir Tose, presidente do Banco da Amazônia, são bastante remotas as chances de prosperar a ideia de fusão entre BNDES, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste. Os dois bancos regionais são sociedade de economia

Fusão entre BNDES e Banco da Amazônia
Para Valdecir Tose, presidente do Banco da Amazônia, são bastante remotas as chances de prosperar a ideia de fusão entre BNDES, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste. Os dois bancos regionais são sociedade de economia mista com capital aberto – o que demandaria muito tempo para mudar. E por administrarem fundos constitucionais, a própria Constituição Federal teria que ser alterada.

Conferência Ethos em Belém
Há duas décadas o Ethos trabalha para incentivar práticas sustentáveis e responsáveis nas empresas, na busca por uma sociedade mais justa e sustentável. Vai relembrar fatos importantes da história do Instituto e avançar ainda mais no seu propósito: construir diálogos entre diversos setores da sociedade sobre temas transversais à sustentabilidade, sem deixar de lado as realidades regionais. Já realizado neste ano no Rio, São Paulo e agora, no dia 28, no Hangar. O evento leva o selo da Arquitetura de Eventos, de Fátima Petrola.

Intercâmbio sobre inovação no Brasil
Na semana passada, a cidade de Voivodia, na Polônia, recebeu delegação de três estados brasileiros, Pará, Paraná e Pernambuco. Promoção de políticas descentralizadas de inovação no Brasil, financiadas por fundos da União Europeia. A engenheira química Neka Minssen representou o Pará apresentando o programa Funcacau, a convite dos governos da Hungria, Polônia e Romênia.

Festival de Gastronomia da Unama
Será no dia 29, o 1º Festival de Gastronomia da Unama – Gastrofest, focado na gastronomia das ilhas do município de Belém. No campus Alcindo Cacela, com palestras, oficinas com os barraqueiros do Combu e desfile de moda, além é claro de muita degustação. O evento encerrará no restaurante Olho de Boto, onde o chef Antônio Cumaru - coordenador que implantou o curso na universidade - será homenageado.

Madeira de reflorestamento com tecnologia
Uma obra de arquitetura tem chamado atenção de quem trafega pela BR-316, quase em frente ao Celeiro, pelo uso de madeira de reflorestamento com a tecnologia moderna de MLC - Madeira Laminada Colada. De autoria do arquiteto e professor José Raiol, a obra abriga a loja Wood Garden, que produz e comercializa móveis e esquadrias, com a madeira Teca, de reflorestamento, com refinado acabamento, contribuindo para o desenvolvimento regional na produção moveleira diferenciada.

Negócios de impacto geram renda
Manaus sediou o 1º Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (1º Fiinsa). O evento é organizado pela Plataforma de Parceiros pela Amazônia (PPA), uma rede de empresas regionais e nacionais que se uniram em torno de um objetivo comum: promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Entre os negócios que se mostram estruturados e viáveis está a Manioca Brasil, indústria gastronômica de Belém que trabalha com ingredientes amazônicos e produtos 100% naturais.

Farmácia
Belém já é a capital com a maior oferta de área de farmácia por habitante. A saída da rede Big Ben, com 77 pontos na cidade, provocou uma atração muito além da capacidade de consumo. Lógico que haverá quebradeira. Só os competentes se estabelecem. E o item de competitividade: abastecimento.

Biografia
Vem aí a segunda edição ampliada da biografia do jurista Zeno Veloso. Contando toda a sua longa vida notarial.

Infra
Agora no dia 29, em Fortaleza, haverá um Condel conjunto da Sudam, Sudene e Sudeco. Neste evento deverá ser criado o FNO Infra, onde, através de PPP - Parceria Público Privada, poderá ser financiada a construção de portos, hospitais, aterros sanitários, etc.

Remo
A exemplo de muitos clubes Brasil afora, inclusive o Paysandu, o Remo também terá uma marca própria desenvolvida pela Bon Marché, empresa especializada de Fortaleza. Contrato já fechado com a nova diretoria.

Luzeiro
Previsto para 12 de janeiro, aniversário de Belém, a estreia do “Luzeiro”. A embarcação abrigará uma UPA flutuante, gerida pelo Hospital Adventista de Belém, para dar assistência à população ribeirinha de 20 das 39 ilhas do município.

Reza
A Logus Turismo, com divulgação inclusive durante missas, “furou solenemente por insolvência” uma excursão inteira que iria para Terra Santa. Agora só resta rezar.

Remédio
A Doca é mesmo uma atração à parte. A rede Drogasil terá duas farmácias na avenida: no antigo ponto da Big Ben, e logo em seguida, onde funcionou o Ice Bode.

Injeção
O grupo manauara Santo Remédio, que acaba de chegar a Belém, comprou todo o braço farmacêutico do Grupo Takeda, em Manaus.

Praça
No ponto da Praça Batista Campos onde funcionou a Brigaderie: no térreo, uma farmácia Reinafarma. E na sobreloja, um transado café. Tudo com estacionamento.

Argumento
O presidente da premiada AP, Afonso Lobato, estará amanhã, às 21h45, no Argumento da RBA.

Esparadrapo
No ponto de esquina na Jerônimo Pimentel, onde funcionou Renda Priori/Boticário, surgirá mais uma farmácia da rede Pague Menos.

Saudade
Está sendo mixado no Midas Amazon Studio, o CD “Leva essa saudade”, com músicas inéditas de Edyr Proença. Na voz de Andréa Pinheiro e arranjos de Jacintho Kawage e Luiz Pardal.

Família
Nos dias 29 e 30, no auditório do Grupo Líder, o Ibdfam promoverá o V Congresso Paraense de Direito das Famílias e Sucessões. Participação de Zeno Veloso, Rodrigo Toscano e Gisele Groeninga.

Coralistas
Será aberta no dia 21, no Cuca, a oficina “Descomplicando a partitura: leitura para coralistas”. Por meio de aulas práticas e teóricas, o curso visa ensinar conceitos musicais básicos, com ênfase na leitura rítmica.

Direito
O II Congresso Amazônico de Direito Internacional dos Direitos Humanos ocorrerá de amanhã a quarta, no Cesupa. A organização é da Liga Acadêmica Jurídica do Pará, juntamente com a Liga Acadêmica de Direito do Estado, e possui o apoio das principais instituições de ensino superior do estado, inclusive da UFPA.

Ozonioterapia
Wanderly Silva, farmacêutica que atua no maior hospital municipal de São Luís (MA), o “Djalma Marques”, será uma das palestrantes da I Jornada Paraense de Ozonioterapia que será realizada na sexta e sábado, em Belém.

Estética
A fisioterapeuta dermatofuncional Marcella Pimenta acaba de retornar da Cidade do Porto, onde cursou Ciências da Estética.

Redenção
Além de Medicina Veterinária, o Grupo Esamaz vai emplacar também o curso de Direito, em Redenção.

Veterinária
Com o curso de Medicina Veterinária, também em Belém, o Grupo Esamaz instalou uma Fazenda Experimental no município de São Francisco do Pará, na região de Castanhal. E planeja uma completa clínica pet na capital.

Pet
Ficou pronta, inclusive com centro cirúrgico para pequenos animais, a Clínica Veterinária da Unama, no campus Alcindo Cacela. Aguarda apenas a liberação burocrática da Anvisa.

Pouso
Tony Santiago ainda está na briga com o Ministério Público pela liberação do Condomínio Pouso dos Guarás, em Salvaterra. Já passou pelo segundo promotor, porém nada de decisão.

GM
Equipe da Chevrolet chega nesta semana a Belém, para dar continuidade ao processo de transição da bandeira da Importadora para o empresário Zé Neto.

Carne
Nova opção para apreciadores de uma boa carne, a marca BBB (Baby Black Buffalo) já está disponível no mercado. Animais jovens oriundos de confinamento. Selo Mercúrio.

Macetes
Antonio Carlos Trindade de Moraes fará lançamento da sua Gramática Funcional da Língua Portuguesa via Macetes, no sábado que vem, às 18h, na Pará Negócios, no Hangar.

Imóvel
O Black Friday na Caixa se estenderá até o dia 30, e também contempla descontos na venda de imóveis da própria Caixa, os quais podem chegar a 65% do valor de avaliação.

Voo
Na programação dos Portões Abertos da Base Aérea de Belém, no dia 2 de dezembro, haverá sobrevoos e exposições militares, paraquedismo, aeromodelismo, aeronaves para visitação e espaço kids.

Localiza
No Coimbra Mall, antiga garagem da Itapemirim, no início da BR, a Localiza vai montar ponto de locação de seus veículos.

Prêmio
Nesta sexta, na Fiepa, o Banco da Amazônia premiará os vencedores da edição 2018 do Prêmio Samuel Banchimol e do Empreendedorismo Consciente. Os prêmios estimulam, reconhecem e valorizam as empresas e iniciativas de suporte ao desenvolvimento regional.

Tecnologia
Em parceria com o Finep, o Banco da Amazônia lançará um ponto de tecnologia dentro do Parque de Tecnologia da Amazônia.

Vestibular
Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2019.1 da Unama. Vagas em 56 cursos. A prova será realizada no dia 2 de dezembro, a partir das 8h, no campus Alcindo Cacela.

Latinos
Já no clima das confraternizações de fim de ano, A Forneria traz de volta a excelente Nanna Reis cantando “Grandes clássicos latinos“ na sexta que vem, a partir das 20h.

Fies
Mais uma prorrogação: vai até o dia 23 o prazo para a realização dos aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fies, simplificados e não simplificados, do 2º semestre de 2018. Aliás, o prazo de aditamento do Novo Fies vai até 30 de novembro.

Cerveja
O Mapa deu o prazo de 365 dias, já vigorando, para que as cervejas produzidas no Brasil e importadas informem nos rótulos os ingredientes que compõem o produto. Isto substitui as expressões genéricas “cereais não malteados ou maltados”.

Pátio
Ainda neste mês, serão inauguradas no mix do Pátio Belém: Sestine, Studio Games, Nova Sansung, Flor do Grão, Constance, Óticas Cristal. Em dezembro: Probel, Nagem, Expansão C&A, Espaço Laser e Le Biscuit. Em fevereiro, inauguração da Camicado.

EM ALTA
Agro
O agronegócio do Pará continua como o maior tomador do FNO.
Zoo
A Unama decidiu investir em seu zoológico, em Santarém. Promoveu reforma ampla e promete incrementar a coleção.
Voo
Fran’s Café abrirá em fevereiro, no ponto do antigo espaço do embarque doméstico em Val-de-Cans.

EM BAIXA
Mosca
A fruticultura do Pará continua interditada. Não sai nada in natura em função da mosca da carambola.
Réveillon
O governo tirou o time e tudo caminha para que não tenha festa de réveillon na Estação.
Atraso
O Detran, em Marabá, demora até 20 dias para entregar o documento de propriedade de veículos.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias