plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sindpol culpa Decrif por morte de policial. Veja vídeo da briga

Uma nova versão foi contada ao DOL na tarde desta sexta-feira (16) a respeito da morte do investigador Cláudio Matos, que atendia uma ocorrência na noite de ontem (15) junto com uma equipe policial na travessa Humaitá, com a avenida Visconde de Inhaúma, n

Uma nova versão foi contada ao DOL na tarde desta sexta-feira (16) a respeito da morte do investigador Cláudio Matos, que atendia uma ocorrência na noite de ontem (15) junto com uma equipe policial na travessa Humaitá, com a avenida Visconde de Inhaúma, no bairro Pedreira, em Belém.

Tudo começou na noite da última quinta-feira (15) quando o investigador da Polícia Civil, Cláudio Matos, em companhia da equipe policial e de um delegado de plantão, foi atender a uma ocorrência na travessa Humaitá, com a avenida Visconde de Inhaúma, no bairro Pedreira, em Belém.

A referida ocorrência se tratava do delegado Alexandre Calvinho ameaçando um vizinho, que prestou queixa na polícia porque a filha do policial, de 13 anos, brincava com a campainha do prédio.

Após o chamado, o investigador e o delegado de plantão foram até o local, o prédio onde Calvinho mora, quando deu início a uma discussão. De acordo com a nota da Polícia Civil, o IPC Cláudio passou mal porque teria discutido com Calvinho; ele foi atendido e encaminhado para um hospital particular, mas não resistiu e morreu.

Após o acontecido, Calvinho foi conduzido à Delegacia de Crimes Funcionais (Decrif), onde foi autuado por crime de ameaça a um vizinho, desobediência, desacato, entre outros crimes.

Em entrevista, o vice-presidente do Sindpol, Pablo Farah, esclareceu que em nenhum momento o investigador Matos teria discutido com o delegado Alexandre Calvinho. Pelo contrário, quem discutiu e "engatou" em uma luta corporal foi o delegado de plantão que estava junto com o investigador para atender a ocorrência.

"Nós repudiamos a ação desastrosa da Decrif. Repudiamos a forma como foi feita a abordagem da ocorrência de uma simples briga, discussão de vizinhos, que poderia ter sido resolvida da melhor forma possível, com uma simples intimação a outra parte [que era o delegado Calvinho]", diz Farah.

LEIA TAMBÉM

Investigador da Polícia Civil morre após discutir com delegado em Belém

BRIGA ENTRE DELEGADOS

Ele afirma que o delegado de plantão teria entrado na residência de Calvinho e dado voz de prisão, tentando levá-lo à força. Os dois delegados teriam iniciado uma luta corporal e que, diante da situação, o investigador Cláudio Matos sofreu um infarto e faleceu.

Inclusive, um vídeo enviado ao DOL mostra o momento em que os dois delegados brigam. Várias pessoas tentam conter Calvinho, de blusa preta, enquanto o delegado de plantão, ao chão e usando um colete, tenta se desvencilhar do colega de trabalho.

"O Sindpol já vinha denunciando algumas arbitrariedades por parte de alguns delegados da Decrif, que de forma parcial conduz a primeira ocorrência que chega e que não têm a experiência de primeiro investigar, produzir provas e tomar o juízo de admissibilidade", e ressalta, "hoje foi um policial que infartou em uma ocorrência, mas poderia ter tido um desfecho até mais trágico".

O DOL entrou em contato com a Polícia Civil, que afirmou que a Decrif não deu nenhuma manifestação sobre a denúncia do Sindpol e que a instituição se posicionou sobre o caso através de nota

DELEGADO FOI SOLTO

Também na tarde desta sexta-feira (16), a justiça concedeu o relaxamento de prisão do delegado Alexandre Calvinho Broni porque, segundo o documento emitido, foi "desnecessária e descabida por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo".

No documento em questão é dito também que, "para manter o máximo de direitos possíveis da vítima e de todos os integrantes envolvidos", exige-se que o delegado seja suspenso do cargo e do direito de usar a arma de fogo.

(Fernanda Palheta/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias