plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Lojistas de Belém apostam no Natal para recuperar o comércio

O comércio varejista de Belém já se prepara para a maratona de vendas que inicia com a proximidade das festas de fim de ano. Comerciantes aguardam ansiosamente o pagamento do 13º salário, que deve ajudar a suprir o baixo volume de vendas registrados nos m

O comércio varejista de Belém já se prepara para a maratona de vendas que inicia com a proximidade das festas de fim de ano. Comerciantes aguardam ansiosamente o pagamento do 13º salário, que deve ajudar a suprir o baixo volume de vendas registrados nos meses anteriores.Em entrevista recente ao DIÁRIO, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), Joy Colares, informou que o Natal deve coroar uma tímida melhora no desempenho do setor. “O Dia das Mães foi fraco, Dia dos Namorados, julho e Dia dos Pais também. Mas, passadas as eleições, com esse novo gás que o país toma estamos percebendo, segundo pesquisas, que a intenção do consumidor é de ir às compras nesse final de ano”, afirmou.

Uma pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) verificou que em setembro de 2018, as vendas tiveram alta de 0,7% em relação ao mês anterior, sendo a maior alta entre os estados brasileiros. Essa alta, levando em consideração os anos anteriores, é a maior vista no comércio desde 2012, embora, na ruas, o movimento não seja propriamente de festa. “Aqui na loja até teve uma melhora, mais por causa da inauguração, que faz pouco mais de quatro meses. Agora no início do mês ficou um pouco melhor por causa do décimo, mas até o momento a melhora não foi tão significativa quanto a gente acredita”, diz a supervisora de vendas de uma loja de bijuterias no centro comercial de Belém.

Outra lojista a ter esperança na chegada das festas de fim de ano é Mônica Arouck. Proprietária de um armarinho, ela diz que nesta época do ano a expectativa entre todos os comerciantes é voltada para a chegada do Papai Noel. “Depois do dia 20, quando sai o ‘grosso’ do pagamento, as pessoas já estão com o sorriso de ponta a ponte, então todo mundo começa a comprar. Eu até comento com os funcionários que o calendário podia andar mais rápido”, brinca, enquanto aguarda o passar dos dias. “Ainda não vi esse aumento. Mas isso também depende da loja, da estrutura. Pelo menos aqui a mudança ainda não começou”.

(Luiz Guilherme Ramos/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias