plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Inseto descoberto pode ajudar no controle de doença

A descoberta de uma nova espécie de inseto no Pará, por pesquisadores do Instituto Evandro Chagas, pode ajudar no tratamento da Leishmanioses. O Grupo de Entomologia do Laboratório “Prof. Dr. Ralph Lainson”, da Seção de Parasitologia do Instituto descreve

A descoberta de uma nova espécie de inseto no Pará, por pesquisadores do Instituto Evandro Chagas, pode ajudar no tratamento da Leishmanioses. O Grupo de Entomologia do Laboratório “Prof. Dr. Ralph Lainson”, da Seção de Parasitologia do Instituto descreveram uma nova espécie de flebotomíneo, inseto pertencente ao mesmo grupo dos transmissores da doença, causada por protozoários parasitas e transmitida através da picada dos insetos.

A doença pode se apresentar de três maneiras: leishmaniose cutânea, mucocutânea ou visceral. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), no ano de 2017, foram registrados no Pará, cerca de 210 casos. O Brasil responde por 96% dos casos ocorridos em toda a América. A Organização Mundial da Saúde estima que são 400 mil novos casos da doença por ano, em todo o mundo.

De acordo com o pesquisador Thiago Vasconcelos, juntamente com os pesquisadores Yetsenia d. V. Sanchez Uzcátegui, Noel F. Santos Neto e Allan Kardec R.Galardo, é precoce dizer que o mosquito representa uma ameaça para a sociedade. “Não temos certeza se ele pode se adaptar ao ambiente urbano, ou seja, é cedo para dizer que ele pode transmitir a doença”, afirma. Quanto mais se conhece sobre esse grupo de insetos, mais se expandem as possibilidades de controle da doença.

A nova espécie foi capturada em uma área de floresta primária próxima a um empreendimento de mineração, no município de Itaituba.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias