Notícias / Pará

ECONOMIZE

Gastar ou guardar? Veja como administrar o seu 13º salário

Terça-Feira, 13/11/2018, 08:05:57 - Atualizado em 13/11/2018, 08:11:25 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Gastar ou guardar? Veja como administrar o seu 13º salário (Foto: Rafael Neddermeyer/FotosPublicas)
Site Proteste dá dicas para quem pretende viajar, fazer investimentos, comprar presentes e adiantar o planejamento já de olho no ano que vem (Foto: Rafael Neddermeyer/FotosPublicas)

Este ano, o 13º salário deverá injetar cerca de R$ 211,2 bilhões na economia do país, segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O benefício deverá ser pago em duas parcelas, a primeira até 30 de novembro. Já a segunda metade, que terá desconto de INSS e Imposto de Renda, será paga até 20 de dezembro. O valor, que corresponde a um salário a mais no final do ano, pode ser utilizado das mais variadas formas. O site Proteste dá algumas dicas.

PRIORIDADE

Pagar as contas pendentes é essencial. Mesmo se não for possível acabar com todas elas, você deve optar pelas dívidas com os juros mais altos, como cheque especial e cartão de crédito.

É importante ter em vista que um dinheiro extra à vista melhora as condições de negociação para quitar financiamentos pendentes, assim como crédito rotativo do cartão ou do cheque especial. Procure o credor e tente fazer uma negociação.

FUTURO

Despesas com IPTU e IPVA, material escolar e rematrícula de escola ocorrem sempre no início do ano. Sendo assim, reserve uma parte do 13º para não se endividar logo em janeiro.

FIM DE ANO

Além da previsão de gastos, inclua também as despesas de fim de ano com refeições, amigo secreto e confraternizações.


(Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

LAZER

Com as dívidas em dia, aproveite o dinheiro para levar a família para descansar. Para tal, negocie com o vendedor os possíveis descontos. E tente comprar com antecedência.

INVESTIMENTO

Investir o dinheiro é uma porta de entrada para uma vida de independência financeira. E, com a situação atual do Brasil, reservar um dinheiro para investir é uma boa alternativa para iniciar bem o próximo ano.

Algumas opções de investimento são a renda fixa e Tesouro Direto, que têm rendimento acima da inflação e oferecem risco baixo, mas antes de optar o consumidor deve ficar atento às taxas de administração e expectativa de retorno bem como a possibilidade de sacar o valor investido em caso de emergência.

PRESENTEAR-SE

Caso você queira adquirir um bem de maior valor a partir do valor que recebeu no final do ano, é recomendado realizar um planejamento financeiro. Somar o dinheiro extra dos próximos meses, e se necessário, cortar gastos supérfluos é uma atitude fundamental. Em caso de presentes com planejamento, momentos como a Black Friday são especialmente indicados.

LEIA TAMBÉM:

(Diário do Pará)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL