plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cuidar das emoções é importante para mais um dia de Enem

Manter a calma, pensar positivo e nada de cometer excessos como virar a noite estudando. Essas são algumas das orientações para os candidatos que farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (11). Às vésperas da prova, é vá

Manter a calma, pensar positivo e nada de cometer excessos como virar a noite estudando. Essas são algumas das orientações para os candidatos que farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (11). Às vésperas da prova, é válido buscar meios para tranquilizar a mente e, assim, driblar a ansiedade que costuma acompanhar o candidato nesse período.

A psicóloga clínica e educacional, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Niamey Granhen, ressalta que a prova deve ser encarada como um processo natural para quem se dedicou à preparação e agora vai demonstrar os conhecimentos adquiridos.

Segundo ela, há pessoas que, inclusive, adoecem diante da pressão. “O maratonista treina para se preparar. Mas, na véspera, se ele fizer um treino intenso ele vai se fadigar. O mesmo acontece com o candidato do Enem. É uma prova longa e existe o cansaço mental. Então ele precisa estar tranquilo para poder produzir e ter um bom desempenho”, exemplifica, acrescentando que tentar estudar em cima da hora não vai surtir efeito positivo. Pelo contrário, pode aumentar a tensão. “É o momento de mentalizar uma situação positiva, visualizar-se dentro de uma universidade para viver o processo real e transformar isso em ação e realidade”.

APOIO

A psicóloga indica que o candidato busque um lazer, como ouvir música. Além disso, Granhen alerta que se evite a automedicação para “acalmar”, pois pode gerar um efeito contrário ao desejado. “Medicação só com orientação médica e se necessário. Ao invés disso, a pessoa pode fazer exercícios de respiração que trabalhe o controle e oxigena o cérebro”, diz.

A família também pode ajudar, por exemplo, evitando pressiona-lo perguntando se ele está preparado. “Tem de deixar ele seguir o ritmo e dar suporte. Pode falar palavras de carinho e cuidar da alimentação”, diz. “Se o adolescente está tentando relaxar, perguntar não é motivar, mas uma pressão que maximiza a ansiedade”.

Serviço e orientações

- Depois de passar o ano inteiro imerso em uma rotina de estudos, é natural que o candidato crie uma certa ansiedade para fazer a prova.

- Se o candidato está ansioso, o ideal é que tente manter a calma para fazer a prova tranquilamente

- Lembre-se que você fará uma prova longa e cansativa, que gera um cansaçomental e físico

- Na véspera da prova, evite excessos como virar a madrugada estudando. Além de ser em vão em termos de aprendizado, pode provocar fadiga e cansaço mental

- Procure um lazer que goste para relaxar, como ouvir música, ler um bom livro ou conversar com os amigos.

- Se está nervoso, uma boa dica é fazer exercícios de respiração que trabalha o controle mental e oxigena o cérebro. Não tente se automedicar. Se for necessário, procure um médico.

Fonte: Psicóloga clínica e educacional, professora da Faculdade de Psicologia da UFPA, Niamey Granhen

HORÁRIOS EM BELÉM

11h – Abertura dos portões

12h – Fechamento dos portões

12h30 – Início das provas

17h30 – Término das provas

Provas Enem 2018

Dia 11/11: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.

SEPARE O QUE FOR LEVAR

Obrigatório

- Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente

- Documento oficial de identificação original com foto

Aconselhável

- Cartão de Confirmação de Inscrição

- Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento).

Fonte: Site Inep

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias