plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

PF cumpre mandados de busca e apreensão em prefeituras do Pará

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em residências e empresas investigadas, e na sede de prefeituras municipais paraenses nesta sexta-feira (09), em decorrência da Operação Carta de Foral. O objetivo é desarticular uma organização crimi

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em residências e empresas investigadas, e na sede de prefeituras municipais paraenses nesta sexta-feira (09), em decorrência da Operação Carta de Foral. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que vem atuando, desde 2013, nas prefeituras com fraudes em licitações e desvio de recursos públicos federais para a saúde e educação.

No Pará os alvos são os municípios de Cachoeira do Piriá, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Marituba, Ourem, Santa Maria do Pará, São Caetano de Odivelas, São Miguel do Guamá, Viseu e Marapanim. Além disso, 09 mandados de prisão temporária, expedidos pela Justiça Federal em Castanhal.

AS INVESTIGAÇÕES

Iniciadas no ano passado, as investigações chegaram até uma organização criminosa que vem atuando desde 2013, na criação de empresas “de fachada” para participar entre si de procedimentos licitatórios junto às prefeituras paraense. No período da investigação foram movimentados mais de R$ 40 milhões provenientes de recursos públicos do FUNDEB, FNDE e SUS, informou a PF.

Foi identificado relacionamento financeiro entre as empresas com membros da organização criminosa, que realizavam operações suspeitas, como recebimentos indevidos e saques em espécie de altos valores.

O valor é referente aos produtos vendidos para as prefeituras e que provavelmente não foram entregues, o que indica a participação de funcionários públicos municipais e até mesmo gestores.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, fraude ao caráter competitivo dos procedimentos licitatórios, dispensa ou inexigibilidade indevida de licitação e lavagem de dinheiro.

(Com informações da Polícia Federal)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias