Notícias / Pará

ABANDONO

Bandidos furtam última estátua do complexo de São Brás

Quinta-Feira, 08/11/2018, 20:35:08 - Atualizado em 09/11/2018, 15:10:42 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Bandidos furtam última estátua do complexo de São Brás (Foto: Reprodução)
Estátua era a última que ainda permanecia no local, resistindo ao vandalismo e às intempéries (Foto: Reprodução)

Após resistir bravamente às intempéries e a falta de cuidado, a última das três estátuas que faziam parte do monumento em homenagem a Lauro Sodré, em São Brás, foi furtada na madrugada desta quinta-feira (8). Agora, no lugar onde antes ficavam as três lindas peças inspiradas em elementos neoclássicos, resta apenas um vazio negro.

O complexo com as três imagens foi inaugurado no ano de 1982. As obras, que representam os trabalhadores paraenses, integravam o complexo arquitetônico do Mercado de São Brás e ficavam na praça Floriano Peixoto. A primeira estátua retirada foi em 2012, e desde então nenhuma providência foi tomada pelo poder público.

Veja mais:

A estátua furtada tinha dois metros e meio de altura e era feita de bronze. Tudo leva a crer que os criminosos a levaram para a venda do metal em mercado negro.

O monumento em três momentos: em 2012, quando a cabeça de uma das estátuas foi arrancada; no início de 2016 quando a parte inferior da segunda foi roubada e, por fim, a situação até a ultima quinta-feira, com apenas a estátua central no local. Agora não resta mais nenhuma.

A Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada na Seccional de São Brás na tarde de hoje. Segundo a delegada que atendeu o caso, até as 17h de ontem a estátua estava no local, mas hoje pela manhã não estava mais.   

A Prefeitura de Belém manifestou "total indignação" com o roubo do monumento da praça Floriano Peixoto. A prefeitura ressaltou que irá acompanhar as investigações da polícia para a prisão dos criminosos responsáveis pelo roubo.

(DOL)





Comentários

Destaques no DOL