Notícias / Pará

POSSE

Aprovados em concurso de Ananindeua, em 2012, são nomeados

Quinta-Feira, 08/11/2018, 19:59:25 - Atualizado em 08/11/2018, 19:59:25 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Aprovados em concurso de Ananindeua, em 2012, são nomeados (Foto: Reprodução/Asconpa)
Protesto cobrou a nomeação dos aprovados em concurso (Foto: Reprodução/Asconpa)

65 pessoas foram nomeadas, para diversos cargos, entre eles o de Auditor Fiscal, para diversas secretarias de Ananindeua, em um concurso realizado em 2012.

Manoel Pioneiro não queria nomear os aprovados porque, segundo ele, o certame havia sido feito pelo então prefeito Helder Barbalho, na época seu adversário político.

A posse dos aprovados ocorreu na última segunda-feira (5) e contou com a presença de autoridades municipais.

DEMORA

O Concurso Público foi promovido em 2012, mas as nomeações só foram feitas porque os aprovados realizaram dezenas de manifestações de protesto, ações judiciais e frequentes reuniões com representantes do prefeito, com promotores do Ministério Público do Estado e do Judiciário, em Ananindeua.

Uma Ação Civil Pública, ajuizada pelo MPE, teve êxito imediato, mas teve que circular por anos em duas instâncias do Judiciários, porque o prefeito Manoel Pioneiro recorria da decisão da Justiça, ocasionando diversos prejuízos aos concursados.

Mesmo após ter sido derrotado e obrigado a nomear, Pioneiro ainda demorou três meses para cumprir a ordem da Justiça.

Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida, trata-se de uma longa, mas vitoriosa luta dos concursados, que pegaram sol e chuva, fechando a rodovia BR-316, para forçar reuniões com o prefeito e frequentemente reunindo com promotores e juízes.

"A nossa luta não para, mas precisamos estar unidos, enfrentando esses governos autoritários e corruptos dos nossos municípios, estados e federal", proclama Emílio.

(DOL)





Comentários

Destaques no DOL