plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará vive surtos de Doença de Chagas, afirma instituto

O Instituto Evandro Chagas realizou entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira (6), para divulgar informações sobre dois surtos de Doença de Chagas nos municípios de Limoeiro do Ajuru, nordeste paraense, e Curralinho, no Arquipélago do Marajó. No

O Instituto Evandro Chagas realizou entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira (6), para divulgar informações sobre dois surtos de Doença de Chagas nos municípios de Limoeiro do Ajuru, nordeste paraense, e Curralinho, no Arquipélago do Marajó. No total, 13 pessoas foram diagnosticadas com o mal de Chagas.

De acordo com a médica e pesquisadora Ana Yecê das Neves, 5 casos de infecção pela Doença de Chagas foram registrados na localidade de Jupatitiba, município de Curralinho. Os pacientes têm entre 15 e 75 anos e foram diagnosticados entre os dias 04 e 08 de outubro.

Um dos casos que mais gerou preocupação nesse primeiro surto foi o de uma adolescente de 15 anos, que estava no nono mês de gestação, e já realizava tratamento de malária quando foi diagnosticada com a Doença de Chagas. Ela passou por um tratamento específico, e o bebê nasceu sem complicações de saúde no último dia 03 de novembro.

O primeiro exame parasitológico e sorológico no recém-nascido deram negativos.

O segundo surto foi registrado no município de Limoeiro do Ajuru. Os primeiros pacientes a chegarem ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, foram uma mãe e um filho, no dia 02 de outubro.

Eles haviam sido diagnosticados no dia 25 de setembro e iniciado tratamento em Limoeiro, mas foram transferidos para Belém após persistência de quadro febril. Após exame no Instituto Evandro Chagas, foi constatado que eles apresentavam co-infecção de malária e Doença de Chagas.

Posteriormente, mais seis casos foram registrados, totalizando oito casos em Limoeiro, de duas famílias vizinhas. Uma criança de dois anos foi infectada na cidade.

Entre os pacientes, as principais manifestações registradas foram febre persistente, cefaleia, dores musculares, lombalgia (dor na região lombar da coluna) e cervicalgia (dor localizada nas vértebras cervicais).

Ainda segundo informações prestadas pela Evandro Chagas, todos os diagnosticados consomem açaí em pelo menos três refeições diárias.

BALANÇO

Em 2018, até o momento, foram registrados 163 casos de doença de Chagas no Estado e os dez municípios que mais tiveram casos foram Barcarena (19), Belém (19), Acará (17), Cametá (17), Breves (14), Abaetetuba (09), Limoeiro do Ajuru (07), Melgaço (05), Tucuruí (05) e Curralinho (05).

Em 2017, o Pará registrou 308 casos.

(DOL com informações de Leidemar Oliveira/Diário do Pará e Paulo Magno/RBATV)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias