plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Novidades no vestibular da UFPA são um dos destaques da Coluna Mauro Bonna

Arlindo Guimarães comemora o sucesso do menu criado pelo chef Nelson Oliveira, do Manjar, para o Festival Estrela Azul, do Diário. A entrada tem bruschetta de bacalhau ao pesto e confit de cebola roxa; filhote ao molho oriental e mousseline com pedaços de

Arlindo Guimarães comemora o sucesso do menu criado pelo chef Nelson Oliveira, do Manjar, para o Festival Estrela Azul, do Diário. A entrada tem bruschetta de bacalhau ao pesto e confit de cebola roxa; filhote ao molho oriental e mousseline com pedaços de macaxeira é o prato principal. O menu fecha com cheesecake de cupuaçu e queijo cuia.

Festival estrela Azul agita as cozinhas dos restaurantes de Belém (Foto: Divulgação)

Novidades no vestibular da UFPA

O Processo Seletivo 2019, da UFPA, tem muitas novidades. Além da oferta de 16 turmas únicas de cursos em campi e polos, está a criação do curso de Graduação em Conservação e Restauração, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Neste ano, não serão ofertadas vagas pelo Sisu – entre os impactos negativos provocados pelo duplo sistema, ocorria sobra de vagas, um índice que chegou a 36% em 2018. Com isso, todas as vagas disponibilizadas serão preenchidas com base nos resultados obtidos no Enem. Outra novidade: reserva de uma vaga adicional, em cada curso, destinada a pessoas com deficiências, além das vagas para PCDs garantidas dentro das cotas para estudantes de escola pública. Para 2019, a Federal ofertará 7.347 vagas, sendo 6.605 para os 179 cursos regulares da Instituição, 610 vagas disponibilizadas pelas 15 turmas flexibilizadas em 12 cidades paraenses e 132 vagas extras ligadas à cota PCD/UFPA. As inscrições vão até o dia 20.

Indígena e quilombola no vestibular

O Processo Seletivo Especial 2019 – 1, da UFPA, disponibiliza 616 vagas para estudantes indígenas e quilombolas. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 29. Entre as novidades para 2019: disponibilização de quatro vagas, duas para indígenas e duas para quilombolas, no recém-criado curso de Graduação em “Conservação e Restauro”.

Luzeiro

O Hospital Adventista de Belém assumirá uma UPA flutuante, com o nome “Luzeiro”, para dar assistência à população ribeirinha de 20 ilhas na área metropolitana de Belém. O barco “Luzeiro”, há 65 anos, foi a primeira ação social que deu origem ao hospital.

Tecnologia

Os painéis deslizantes de LED prometem ser a sensação da fachada interativa do novo Castanheira. A tecnologia é do grupo holandês Hunter Douglas, especializado em fachadas dinâmicas. A ideia é transformar a entrada do shopping com diferentes cores e formas, a cada época do ano.

Teatro

O Banco da Amazônia é o patrocinador de “Um último tango para Isabel Tejada”, novo espetáculo do Grupo Experiência, em cartaz nos dias 20, 21 e 22 (a partir das 20h30), no Teatro Waldemar Henrique.

Anestesia

Belém será palco do 65º Congresso Brasileiro de Anestesiologia, no Hangar, de 10 a 14. Trata-se do maior evento científico e associativo da especialidade médica, realizado anualmente de forma itinerante em diversas cidades do país.

DOU

O governo restringirá o acesso a partes do Diário Oficial da União (DOU), durante o período matutino. Em até 180 dias, será decidido um valor para acessá-las. Já a leitura gratuita das edições completas será possível das 12h às 23h59, salvo para alguns órgãos públicos.

Matemática

O Projeto de Extensão “Feira de Matemática: elo entre a universidade e a escola básica”, da UFPA, vai realizar, nos dias 26 e 27, a I Feira Regional de Matemática de Belém. Ocorrerá na Escola N.S. do Rosário, em Marituba, é direcionado a todos os professores que ensinam Matemática na Região Metropolitana de Belém.

(Coluna Mauro Bonna)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias