plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder foi o primeiro governador eleito com mais de 2 milhões de votos

Helder Barbalho (MDB) foi eleito no último domingo (28) governador do Estado do Pará com mais de 2 milhões de votos, se tornando o candidato mais votado para o cargo desde a primeira eleição para governador em 1947, quando Moura Carvalho (PSD) teve pouco

Helder Barbalho (MDB) foi eleito no último domingo (28) governador do Estado do Pará com mais de 2 milhões de votos, se tornando o candidato mais votado para o cargo desde a primeira eleição para governador em 1947, quando Moura Carvalho (PSD) teve pouco mais de 68 mil votos. Helder também já tinha sido vitorioso no 1º turno recebendo 1.825.708 votos (47,69%). No segundo turno ampliou essa vantagem em 242.611 votos, alcançando 2.068.319 votos (55,43%).

Até a eleição do último domingo tinham ocorrido 13 eleições para governador no Estado do Pará. De 1947, quando Moura Carvalho foi eleito; até 1965 quando Alacid Nunes (UDN) foi o vitorioso com 163.527 votos, o pleito foi decidido no voto popular. Em 1964 ocorreu o golpe militar e, de 1965 até 1981, os governadores foram eleitos pelo Colégio Eleitoral, pelo voto indireto.

A primeira eleição direta após vários anos de comando dos militares, ocorreu em 1982, quando o hoje senador Jader Barbalho (MDB), pai de Helder, foi eleito pela primeira vez governador do Estado, recebendo 501.605 votos contra 461.969 dados a Oziel Carneiro (PDS), votação recorde até então. No dia 15 de março de 1983, Jader tomava posse como o primeiro governador eleito pelo voto direto desde 1964.

Américo Canto, mestre em ciência política, diz que o desconhecimento do atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Márcio Miranda (DEM) foi decisivo para a vitória de Helder na disputa. “No início da campanha esse desconhecimento girava em torno de 42%, o que lhe dava desvantagem quando comparado com o grau de conhecimento que a população tinha do candidato Helder Barbalho, que tinha uma grande visibilidade por ter assumido cargos de ministro, que também foi de grande importância para sua vitória”, destaca.

GOVERNO

Outro fator desfavorável a Miranda, observa Canto, foi o descontentamento da população em relação ao governo de Simão Jatene, principalmente na região do Baixo Amazonas, Marajó e na Região Metropolitana. “A dificuldade de Márcio Miranda em defender propostas de um governo desgastado, por sucessivos mandatos, também foi fator que colaborou para enfraquecer sua candidatura, além da falta de apoio do PSDB ao candidato”.

Esse conjunto de fatores influenciou de forma direta na candidatura de Miranda, contribuindo para sua derrota, diante de um candidato que veio do primeiro turno com vantagem significativa. Por outro lado, Helder estava muito bem articulado politicamente, cercado por dezesseis partidos políticos. “Suas propostas chegaram de forma clara para a população e o candidato demonstrava segurança ao defendê-las. Sem falar que o candidato do MDB teve bem mais tempo no horário eleitoral, a quantidade de informações apresentadas, aumentando o poder de convencimento do eleitorado”, diz.

COLIGAÇÃO

A coligação "O Pará Daqui pra Frente", encabeçada por Helder, também foi a maior formada para eleger um governador no Pará, contando com 16 partidos: MDB / PP / PRB / PR / PSC / PTB / PHS / PMB / PODE / DC / PTC / PATRI / PSD / AVANTE / PSL / PROS.

Essa mesma coligação também elegeu os dois senadores na disputa: Jader Barbalho (MDB), que foi reeleito; e Zequinha Marinho (PSC).

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias