plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mais de 280 mil estudantes farão a prova do Enem no Pará. Atenção com o horário de verão!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será aplicado neste e no próximo domingo, dias 4 e 11 de novembro, em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. No Pará, mais de 281 mil estudantes se inscreveram para fazer a prova em 8.276 sa

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será aplicado neste e no próximo domingo, dias 4 e 11 de novembro, em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. No Pará, mais de 281 mil estudantes se inscreveram para fazer a prova em 8.276 salas de aplicação, divididas em 74 municípios.

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão preparados para aplicar a prova para 5.513.726 participantes. Até o último dia 31 de outubro, mais de 81% já haviam acessado o cartão de confirmação da inscrição, que informa o local de provas. Em 2017, neste mesmo período, essa porcentagem era de 61%.

A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressos 11,5 milhões de provas. Doze cadernos de questões diferentes e uma vídeoprova em libras garantem acessibilidade.

LEIA TAMBÉM:

Os números do Enem 2018 foram apresentados na última quarta-feira (31), em coletiva de imprensa na sede do Inep, em Brasília. Para Maria Inês Fini, presidente do Inep e idealizadora do exame, a edição é especial por celebrar 20 anos de Enem.

“Em 1998, 115 mil estudantes brasileiros trocaram a tarde de domingo por um compromisso desconhecido”, lembrou. “O Inep, de forma inédita, aplicou uma avaliação do indivíduo. Vinte anos depois, quase 90 milhões de brasileiros já se inscreveram no Enem. A experiência na produção de itens e provas, e na logística de aplicação, e mesmo a transformação da sociedade, foram conduzindo mudanças. A possibilidade de oferecer parâmetros para o prosseguimento dos estudos ou para o ingresso no mundo do trabalho, entretanto, permanecem desde a concepção do Enem”, celebrou.

Logística vai mobilizar quase 600 mil pessoas

Cerca de 600 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas serão aplicadas nos próximos dois domingos para 5,5 milhões de candidatos em 1.725 municípios brasileiros, sendo 70 deles de difícil acesso.

Para garantir a realização do exame, foram preparados 10.718 locais de aplicação e 155.254 salas. Ao todo, foram impressas 11,5 milhões de provas. Para garantir a acessibilidade, serão doze cadernos de questões diferentes e uma videoprova em Libras.

Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a importância da operação. “São quase 600 mil pessoas envolvidas com a aplicação do Enem, o que demonstra todo o esforço do Ministério da Educação, e especialmente do Inep, para que todos os participantes possam fazer suas provas com toda a segurança e isonomia necessárias”, afirmou.

POLÍCIA FEDERAL

Além do Inep, a Polícia Federal, o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, 12 Centros de Comando e Controle Estadual (CICCE) e 15 Centros de Operações vão acompanhar a realização da prova para garantir a normalidade do exame.


CONFIRA O HORÁRIO DOS FECHAMENTO DOS PORTÕES:


Enem 2018: horário dos fechamento dos portões em diferentes localidades (Inep/Divulgação)


(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias