plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Atleta que venceu o câncer ajuda luta de crianças

Em julho de 2017, o triatleta e advogado Bernardo de Paula Lobo, 34, foi diagnosticado com um câncer raro que acometeu a sua mandíbula direita. Ele diz que, na sua faixa etária, existem apenas sete casos deste tipo de câncer conhecidos no mundo. Na época,

Em julho de 2017, o triatleta e advogado Bernardo de Paula Lobo, 34, foi diagnosticado com um câncer raro que acometeu a sua mandíbula direita. Ele diz que, na sua faixa etária, existem apenas sete casos deste tipo de câncer conhecidos no mundo. Na época, Bernardo residia em Portugal com a esposa, a advogada Camila Lobo, 29, onde cursava mestrado, mas precisou retornar às pressas para dar início ao tratamento em Belém. Ele passou por 14 ciclos de quimioterapia, duas cirurgias de extração do câncer, além de alguns procedimentos no Hospital Sírio Libânes, em São Paulo.

Dez meses após enfrentar um tratamento agressivo, para seu alívio, o jovem recebeu a notícia de que estava curado. “Foi uma luta muito dura pela vida. E nesse momento todo tive muito apoio dos meus familiares, da minha esposa, dos meus pais, irmão e amigos. Recebi muito carinho e estrutura. Tive de reaprender a andar, a falar, passei por fono... fiquei muito fraco ao longo das quimioterapias”, conta.

Para ele, a principal lição que o enfrentamento da doença lhe deixou é de aproveitar os momentos mais simples da vida. “Quero estar mais presente e influenciar positivamente a vida das pessoas”, diz o jovem que foi diagnosticado com a doença no estágio inicial.

PROJETO

O triatleta coleciona diversas medalhas de competições das quais participou ao longo da vida esportiva, tanto de natação quanto de triatlo – natação, ciclismo e corrida – da competição Ironman, na qual ele participou três vezes. Mas hoje a maior recompensa para ele é poder levar um pouco mais de alegria às crianças em tratamento contra o câncer do Hospital Oncológico-Infantil Octávio Lobo, em Belém. Foi desse desejo que surgiu a campanha apelidada carinhosamente de Nadando Pelos Carequinhas, divulgada pelo atleta na internet e redes sociais.

A ação consiste em fazer a reforma do Solarium do Hospital. Para divulgar e incentivar as doações, Bernardo está se preparando para nadar a Maratona Aquática 14 Bis, uma prova de 24 quilômetros que ocorrerá nas águas do Canal de Bertioga até a cidade de Santos, no interior de São Paulo, no dia 1º de dezembro deste ano. “O meu intuito é amenizar a luta das crianças com câncer. Dar um pouco de carinho, uma retribuição social por todo carinho que eu tive”, destaca.

Nadando a prova realizada pela Marinha do Brasil, Bernardo pretende arrecadar R$ 30 mil para a construção do Solarium, um espaço no terraço do hospital com brinquedos para a brinquedoteca e uma cobertura para proteger as crianças com câncer do sol e do calor. Toda a verba arrecada será direcionada ao projeto, para arcar com os custos de materiais, mão de obra, aquisição de brinquedos e outras benfeitorias. “Sem o Joaquim e o meu amigo Guto Risuenho – que já desenvolve diversos projetos, o projeto não sairia. Então são duas pessoas fundamentais no projeto”, explica.

“A ideia do Solarium é algo que fique permanente não só para essa geração que está lá agora, mas para todas as criancinhas com câncer que vierem a ter um espaço de lazer, que amenize a dor delas. É um espaço que elas vão poder brincar entre si”, encerra.

PARA AJUDAR - Acesse o site: https://apoia.se/nadandopeloscarequinhas

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias