plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

559 presos fugiram das penitenciárias do Pará este ano

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) concluiu a recontagem e identificação de detentos no Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), localizado no Complexo Penitenciário de Marituba. Ao todo, 18 presos fugiram após a tentativa d

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) concluiu a recontagem e identificação de detentos no Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), localizado no Complexo Penitenciário de Marituba.

Ao todo, 18 presos fugiram após a tentativa de resgate ocorrida às 22h da última terça-feira (30), quando um grupo externo de criminosos armados usou explosivos para invadir a unidade prisional.

As obras de reparo no muro de segurança da unidade prisional já foram concluídas. Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso. A Susipe esclarece ainda que nenhuma informação obtida no curso da investigação será divulgada, para não prejudicar o trabalho policial.

Veja as fotos dos foragidos.

FUGA CRPP I

Foi encerrada também a recontagem e identificação de detentos do Centro de Recuperação Penitenciário Pará I (CRRP I), localizado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. Após o término do procedimento foi confirmada a fuga de 131 presos.

A ação também contou com apoio externo de criminosos armados e ocorreu na noite do último domingo (21), por volta das 22h. Houve troca de tiros entre o bando e policiais militares que faziam a segurança da unidade prisional.

A fuga ocorreu por uma antiga galeria subterrânea da rede de esgoto já desativada do presídio, no pavilhão 5. Após acessar o túnel, os presos conseguiram fugir pela área de mata. As investigações estão sob responsabilidade da Polícia Civil e correm sob sigilo.

BALANÇO DE FUGAS

De acordo com um levantamento realizado pela Assessoria de Segurança Institucional da Susipe, entre 1º de janeiro e 1º de novembro deste ano, ocorreram 85 fugas de presos no Estado. Ao todo foram 559 fugitivos; com 229 foram recapturados.

Em 2017, foram 75 fugas, com 403 fugitivos e 169 recapturados.

Já com relação ao número de tentativas de resgate de presos com apoio externo, foram registradas 54 ocorrências, neste ano. Em 2017 foram 120.

O levantamento aponta ainda que em 2018, 28 presos morreram em confronto com a PM dentro de unidades prisionais do Estado, durante rebeliões, motins e/ou tentativas de resgate de presos. Em 2017, foram 24.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias