plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

No Pará, 17 mil eleitores indígenas vão as urnas neste domingo

Este domingo (28) foi de muita movimentação nas aldeias do Pará. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Pará são 17.430 eleitores indígenas, que votam em 63 seções eleitorais. Candidato ao governo do Pará, Helder Barbalho vota nesta manh

Este domingo (28) foi de muita movimentação nas aldeias do Pará. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Pará são 17.430 eleitores indígenas, que votam em 63 seções eleitorais.

Na aldeia Parkatêjê, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, a 30 quilômetros de Marabá, no sudeste paraense, duas seções foram disponibilizadas para atender 14 aldeias que pertencem a região. Só no local, estão aptos para votar 494 indígenas. As eleições também ocorrem de forma tranquila no local.

Eleitores indígenas aguardando o momento da votação. (Foto: Alessandra Gonçalves/Marabá)

Para o líder indígena Katê Parkatêjê, as eleições são um importante símbolo de democracia, e ele se sente uma pessoa valorizada, porque está com o poder na mão de decidir quem quer que o represente.

“Vejo que é um momento importante para a nossa comunidade, poder colocar alguém que ouve a nossa voz. É um momento único e importante para cada um do nosso povo que vai votar confiante”, disse katê.

Airon Parkatêjê também destaca a importância dos índios votarem. “Eu, como cidadão, vim exercer o meu voto, como brasileiro e como indígena. A gente quer melhoria para a nossa população, principalmente para a população indígena”, afirmou.

O professor e presidente de seção da aldeia, Jamilson Lima garante que a votação está ocorrendo da melhor forma possível. “Veio um número muito bom de indígenas logo de manhã e mais tarde intensifica, assim como foi no primeiro turno”.

Os indígenas, assim como os demais cidadãos brasileiros, devem votar se tiverem mais de 18 anos e forem alfabetizados em língua portuguesa. O Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965) veda o alistamento eleitoral daqueles não falam português.

(Alessandra Gonçalves/De Marabá)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias