plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Evento reúne jogos, HQs e cultura pop com convidados especiais

Jogos, livros, coleções de bonecos e miniaturas, quadros geeks, HQs antigos e participações de “cosplayers” integram a programação da Geek Expo 2018, que abre hoje e segue até sábado, 27, no Hangar Centro de Convenções, como parte do 3º Congresso Nacional

Jogos, livros, coleções de bonecos e miniaturas, quadros geeks, HQs antigos e participações de “cosplayers” integram a programação da Geek Expo 2018, que abre hoje e segue até sábado, 27, no Hangar Centro de Convenções, como parte do 3º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia. Duas mil pessoas estão inscritas para visitar a feira, que é gratuita, mas tinha inscrições prévias.

Dentre os destaques da programação, está a participação do quadrinhista Luciano Cunha, autor de “O Doutrinador”, uma HQ em que um vigilante mascarado surge para atacar a impunidade que permite que políticos e empresários enriqueçam às custas da miséria e do trabalho da população brasileira. Criado em 2008 e compartilhado pelo autor nas redes sociais em 2013, o personagem ganhou HQ e agora uma adaptação para o cinema em longa de Gustavo Bonafé, que estreia no próximo dia 1º de novembro. Também terá série no canal Space. Luciano conversa com o público sobre o personagem e a produção do filme. Outro convidado é Leonardo Tamietti, que fará um painel sobre “O poder de empreender, a indústria da cultura pop”, ambos na programação da tarde do sábado.

Difundir a cultura pop e sua força de mercado é o intuito da exposição, segundo a professora Mariana von Paumgartten Lira, coordenadora dos cursos da área de Exatas na Unama e uma das coordenadoras do evento. Ela diz que a “Geek Expo” veio de uma demanda dos próprios alunos, que pediam atividades extracurriculares aliadas à tecnologia e ao mundo geek/nerd. “Fizemos eventos nesse sentido, primeiro a ‘Nerdweek’, que teve uma enorme aceitação do público. Como temos o nosso congresso anual de Exatas, decidimos fazer dentro da programação, com vários espaços e diferentes concursos, dentre eles, de cosplay, videomaker, tudo o que gira em torno desse mundo da tecnologia”, conta.

Participar do evento significa enaltecer a cultura pop, considera Breno Pereira, líder e fundador da Liga Cosplay Pará, grupo que já existe há dois anos, composto hoje por 20 pessoas, e que estará representado na Geek Expo. “É uma oportunidade de aproximar o público, tanto crianças quanto adultos, mostrar como está o nível do cosplay no Pará, onde tem muitos colecionadores de HQs, mas por outro lado, tem ainda muitas pessoas que não conhecem o cosplay”, diz Breno.

Para Breno, ser cosplay é diferente de estar simplesmente fantasiado. “É a realização de um sonho de infância. Ser cosplay é investir tempo tanto na fantasia quanto na interpretação do personagem. Não é como estar no carnaval com uma fantasia simples e unicamente para se divertir, mas é principalmente viver o personagem”, explica.

A cultura cosplay, segundo Breno, já existe há mais de 15 anos no Pará, mas os grupos se restringiam a eventos pequenos. Com a Liga, passaram a interagir com públicos maiores. “O retorno que a gente tem é o reconhecimento do público. A emoção de mostrar o que é ser cosplay, que começa com o sonho de ser herói e nos dá um retorno de alegria, de magia e até de empreendedorismo, como as participações em eventos particulares com entrada VIP, por exemplo”, aponta Breno, que diz ainda que a Liga Cosplay Pará tem atividades de cunho social, com visitas a hospitais, creches e asilos.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias