plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Votação no 2º turno deve ser mais rápida

Começou na última quinta-feira (18), a preparação das 20.300 urnas disponíveis para utilização durante o segundo turno das Eleições 2018, que será realizada no dia 28. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Pará afirma que não deve haver contrat

Começou na última quinta-feira (18), a preparação das 20.300 urnas disponíveis para utilização durante o segundo turno das Eleições 2018, que será realizada no dia 28. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Pará afirma que não deve haver contratempos nesta última etapa do pleito, principalmente pelo fato de que agora trata-se de uma votação mais rápida, em que o eleitor terá apenas dois candidatos dentre quatro opções, no total, para escolher.

A distribuição dos equipamentos será feita a partir do dia 25, e cerca de mil colaboradores ligados ao TRE estarão envolvidos nessa tarefa em todo o Pará. Coordenador de logística das urnas, Alcides Pamplona explica que os procedimentos e normas de segurança adotadas são as mesmas da votação do último dia 7. As urnas estão desligadas desde o fim da apuração, todo o transporte é feito com os aparelhos lacrados e somente o chefe de cartório rompe o lacre na hora do início da votação.

A preparação das urnas eletrônicas consiste apenas na inserção da mídia de resultados referente ao 2º turno da eleição. “Sem dúvida, agora é mais tranquilo em relação ao 1º turno. Continuamos seguindo uma série de padrões no intento de otimizar o processo de votação”, confirma.

FILAS

Técnico judiciário do TRE, Alessandro Cruz afirma que as demoras e enormes filas registradas em inúmeras seções eleitorais no dia 7 de outubro, e que até fizeram com que alguns eleitores não conseguissem votar, não são esperados para o próximo domingo. Vale lembrar que esse é o primeiro ano do uso da biometria obrigatória, o que, para muitos, foi o grande causador da morosidade enfrentada no 1º turno na hora de votar.

Conforme foi anunciado pelo TRE ainda no dia 7, todos os mesários e demais participantes que trabalham no dia do pleito passaram por mais treinamento e receberam novas orientações para evitar que, mais uma vez, o eleitor passe mais tempo do que o necessário na fila. “Infelizmente não foi só aqui, foi no Brasil todo, pedimos detalhes ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e concluímos que tudo se deu pelo fato de que cada eleitor precisava escolher seis candidatos, e isso tornou o processo mais lento”, explica.

NÚMEROS

20.300 - Começou na quinta-feira (18), a preparação das 20.300 urnas disponíveis para utilização durante o segundo turno das Eleições 2018, que será realizada no
próximo dia 28.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias