plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Evento 'Oferendas de Oxóssi' será realizado em Belém neste sábado (20)

Diversos templos de candomblé espalhados por todo o país vão realizar, no próximo sábado (20), homenagens que serão prestadas ao orixá Oxóssi. Em Belém, o templo “Ilê Íyá Omi Ásé Òfá Kare”, que fica no conjunto Maguari, bairro do Coqueiro, realizará as “O

Diversos templos de candomblé espalhados por todo o país vão realizar, no próximo sábado (20), homenagens que serão prestadas ao orixá Oxóssi. Em Belém, o templo “Ilê Íyá Omi Ásé Òfá Kare”, que fica no conjunto Maguari, bairro do Coqueiro, realizará as “Oferendas Oxóssi”, mais importante celebração do calendário litúrgico do terreiro.

O evento é uma forma de pedir proteção aos filhos do terreiro e, ainda, celebrar o convívio solidário e respeitável. A programação que vai contar com cânticos, danças e oferendas, começa às 20h30 e é aberta ao público.

De acordo com a tradição do candomblé, as “Oferendas de Oxóssi” são um ritual afrobrasileiro. “Rememora nossa ancestralidade tendo como foco Oxóssi, o grande caçador”, explica o babalorixá Edson Catendê, principal liderança do templo. Ainda segundo ele, o ritual é realizado há mais de 30 anos no bairro do Maguari, para que a entidade “nos alimente com sua fartura e nos traga boa sorte”.

Por sua tradição de orixá caçador, Oxóssi é celebrado em torno do alimento e do domínio das matas, como afirma Catendê. “Senhor da humanidade que nos ensina como ir à caça, pois nossos corpos são alimentados do que o seu arco e flecha nos oferece. Oxóssi é aquele que tem pacto de ajuda mútua, nutrindo a todos e todas sem distinção."

RITUAL

A festa vem sendo preparada há um mês. Na madrugada desta quinta (18), os filhos do terreiro dormiram no templo e, ainda na madrugada, realizaram o ossé, uma espécie de limpeza com as ervas sagradas. Já no sábado, a partir das 20h30, será realizado o xiré, que são cânticos e toques de atabaques em homenagem aos orixás.

“Concluído o xiré, cada filho do terreiro pega o seu presente e, ao som do agueré (toque de Oxóssi), vai fazer suas ofertas ao redor da árvore sagrada de Oxóssi dançando de forma a galopar seu cavalo”, adianta Edson Catendê.

Leia mais

AFAIA

Fundado em 1985, o templo “Ilê Íyá Omi Ásé Òfá Kare” é dirigido pelo babalorixá Edson Catendê de Oxóssi. O terreiro fica localizado na Afaia (Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Íyá Omi Ásé Òfá Kare), organização que atua na difusão e implementação de políticas públicas para comunidades tradicionais de matriz africana, realizando atividades nas áreas de música, teatro, dança, culinária, estética africana e empreendedorismo em Belém.

A Afaia faz parte da comunidade afrorreligiosa de Belém, que conta com cerca de 1.200 casas de religiões de matriz africana em toda a região metropolitana, de acordo com o Mapa do Axé, levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

SERVIÇO

Data: 20 de outubro de 2018 (sábado)
Hora: 20h30
Local: Templo “Ilê Íyá Omi Ásé Òfá Kare”
Endereço: avenida Principal, esquina com alameda 24, nº 86, conjunto Maguari, bairro do Coqueiro, Belém (PA).

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias