plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CINEMA

Festa do Cinema de Animação abre hoje celebrando a criação e o artista

Com animações realizadas por cineastas contemporâneos, a Aliança Francesa Belém realiza a partir de hoje a “17ª Festa do Cinema de Animação”, em parceria com o Sesc Boulevard. O evento internacional é produzido pela Associação Francesa do Cinema de Animaç

Com animações realizadas por cineastas contemporâneos, a Aliança Francesa Belém realiza a partir de hoje a “17ª Festa do Cinema de Animação”, em parceria com o Sesc Boulevard. O evento internacional é produzido pela Associação Francesa do Cinema de Animação e terá como temática “A Criação e o Artista”, além de destacar a obra do poeta francês Paul Éluard (1895-1952). Toda a programação, que segue até o próximo dia 30, tem entrada gratuita.

Convidados paraenses, como o desenhista e diretor de animação Otoniel Oliveira e Carol Abreu, do setor de Cinema do Sesc, participam da programação logo em sua primeira noite de exibições, hoje, às 18h. Eles realizam um bate-papo com o público sobre os filmes “Le Bucheron des mots” (2009), de Izu Troin; “Le Sens du toucher” (2014), de Jean-Charles Mbotti Malolo; e o longa “Le Tableau” (2011), de Jean-François Laguionie.

Em “Le Bucheron des mots”, o espectador se depara com um país onde as pessoas literalmente comem letras e palavras das árvores, mas alguns livros são proibidos por causa de seu conteúdo emocional e das transformações físicas que causam. No curta “Le Sens du toucher”, os protagonistas Chloé e Louis são secretamente apaixonados e fazem de cada palavra um movimento, cada frase uma coreografia. Enquanto no longa “Le Tableau”, três personagens escapam de sua pintura inacabada em busca do pintor para serem completados.

Em “Le Sens du toucher” (2014), de Jean-Charles Mbotti Malolo, Chloé e Louis são secretamente apaixonados e fazem de cada palavra um movimento
(Foto: Divulgação)

“A partir da exibição dessas animações francesas, nossos convidados vão falar tanto do conteúdo dos filmes como da especificidade do cinema de animação. Falam sobre o cenário brasileiro e paraense neste segmento, mas também das muitas disciplinas que envolvem esse gênero, como o desenho, os efeitos especiais, o roteiro, os materiais utilizados. São várias as possibilidades de expressão artística”, destaca Maiwenn Le Nedellec, diretora da AF Belém.

Programação terá sessão dedicada às crianças

No próximo sábado, 27, a programação da “17ª Festa do Cinema de Animação” continua no Sesc Boulevard, mas totalmente dedicada ao público infantil. As exibições começam pelo desenho animado “Le Petits Malins”, em que os protagonistas são de uma família de bichos em uma floresta. Em seguida, haverá a sessão de “Ernest Celestine en Hiver” (2016), de Julien Chheng e Jean-Christophe Roger, a história de amizade entre um urso e uma rata órfã; e mais dois curtas metragens surpresa, todos com faixa etária livre. Os filmes são mudos ou com legenda em português.

A amizade entre um urso e uma rata órfã é apresentada na animação “Ernest Celestine en Hiver”(Foto: Divulgação)

VÍDEO-POEMAS

Para encerrar, no dia 30, a programação mensal do “Rendez-vous Cinéma”, que faz parte do calendário regular da Aliança Francesa, integrará a “Festa do Cinema de Animação” convidando o público a descobrir a obra do célebre poeta francês Paul Éluard. Trata-se de 13 vídeo-poemas de três minutos cada, comentados pelos alunos da AF. Os vídeos fazem parte do programa “En Sortant de L’école - Épisode Paul Eluard” que apresentam, com liberdade artística, o universo gráfico de jovens realizadores que se formaram em escolas francesas de animação.

“São todos curtas realizados a partir de poemas de Paul Éluard, poeta do início do século 20 que estava muito engajado na cena cultural daquela época, assim como falava muito de amor. Acredito que ele representa muito bem a cultura francesa no momento das vanguardas”, observa Maiwenn Le Nedellec, diretora da AF Belém.

Entre os poemas transformados em vídeo está “Matines”, revisitado por Axel de Laforest (“Nada foi para durar/Este dia brilhou como tantos outros/Eu estava dormindo Eu nasci ontem/Você se levantou muito cedo/Pela manhã para me conceder/Uma infância perpétua”). E outros, como “Liberté”, revisitado por Jon Boutin (“E pelo poder de uma palavra/Eu começo minha vida novamente/Eu nasci para te conhecer/Para nomear você/Liberdade”). Os trabalhos passeiam por desenhos, aquarelas em diferentes técnicas do cinema de animação.

PROGRAMAÇÃO

No Sesc Boulevard (Boulevard Castilhos França, 522/523 – Campina)

- Hoje, 18h : Sessão e debate “Place à l’artiste/O Lugar do Artista”
Filmes: “Le Bucheron des mots” (2009), de Izu Troin, “Le Sens du toucher” (2014), de Jean-Charles Mbotti Malolo, “Le Tableau” (2011), de Jean-François Laguionie.

- Dia 27, às 16h: Sessão Infantil
Filmes: Dois curta-metragens surpresa e “Ernest et Célestine en hiver”, de Julien Chheng e Jean-Christophe Roger.

Na Aliança Francesa Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851 - Batista Campos)

- Dia 30, às 18h30: Rendez-vous Cinéma & La Fête du Cinéma d’Animation
Filmes: 13 vídeo-poemas de Paul Éluard de três minutos cada

OBS: Toda a programação tem entrada franca.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias