plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Imagem de Nossa Senhora já percorreu 100 quilômetros em procissões

Com a chegada da berlinda com a imagem da Virgem de Nazaré à Praça Santuário no domingo (14), por volta das 11h46, foi cumprida a sexta das doze romarias nazarenas do Círio 2018. Até o presente momento, a santa já percorreu 100,8 Km por terra e água, em 2

Com a chegada da berlinda com a imagem da Virgem de Nazaré à Praça Santuário no domingo (14), por volta das 11h46, foi cumprida a sexta das doze romarias nazarenas do Círio 2018. Até o presente momento, a santa já percorreu 100,8 Km por terra e água, em 25 horas e 33 minutos de romarias. A estimativa inicial do Dieese/PA e Diretoria da Festa de Nazaré é de que os 132,800 Km (total previsto para as 12 romarias) sejam percorridos em aproximadamente 40 horas e 30 minutos de romarias.

Até agora, 76% das distâncias já foram cumpridas, faltando ainda 32 km. Em termos de tempo, já foram gastos segundo o Dieese/PA aproximadamente 63% (25 horas e 33 minutos) do tempo total estimado, faltando, portanto, 15 horas de tempo para as romarias restantes. A primeira e a maior das romarias foi o Traslado, realizado na sexta-feira (12) entre a Basílica Santuário e a Igreja Matriz de Ananindeua, percorrendo os 48,500 Km em cerca de 10 horas (o tempo previsto inicialmente era de 12 horas).

OUTROS

A segunda foi a Romaria Rodoviária, realizada no dia seguinte entre a Igreja Matriz de Ananindeua e o Trapiche de Icoaraci, em trajeto de 24 Km em 2 horas e 55 minutos (o tempo previsto era de 3 horas). Em seguida, ocorreu a Romaria Fluvial, partindo do Trapiche de Icoaraci até a Escadinha do Cais do Porto em Belém, com 18,5 Km em aproximadamente 2 horas e 5 minutos (o tempo previsto inicialmente era de 2 horas).

Na Escadinha teve início a Motorromaria, partindo da Praça Pedro Teixeira até o Colégio Gentil Bitencourt, indo por 2,5 Km em 40 minutos. Por volta das 17h50 teve início a Trasladação, que iniciou no Colégio Gentil Bitencourt até a Igreja da Sé, em 3,7 km por 4 horas e 55 minutos (o tempo previsto inicialmente foi de 5 horas). A Trasladação chegou à Sé por volta das 22h45.

O sexto evento, o mais importante e grandioso, foi o Círio de Nazaré, partindo da Igreja da Sé até a Praça Santuário, percorrendo os 3,6 Km em aproximadamente 5 horas. O Círio começou às 6h48 e foi finalizado por volta das 11h46. A previsão inicial era de saída às 7h e chegada às 13h.

PRÓXIMAS ROMARIAS

As três próximas etapas das romarias nazarenas vão acontecer no sábado (20) e domingo (21). No sábado, teremos pela manhã a Ciclo Romaria, que vai percorrer 14 km em 2 horas, com saída prevista da Praça Santuário às 8h e chegada no mesmo local às 10h.

Pela parte da tarde teremos a grande Romaria da Juventude que deverá percorrer os 4,1 Km em aproximadamente 3 horas de procissão, com saída prevista da Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na Rodovia Arthur Bernardes, às 16h e previsão de chegada à Praça Santuário às 19h.

No domingo (21) vai ocorrer a Romaria das Crianças que deverá percorrer 2,9 km em aproximadamente 2 horas de procissão. A Romaria das Crianças tem a previsão de saída da Praça Santuário às 8h com chegada ao mesmo local às 10h.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias