plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Tirar selfie? Acompanhante? Tudo o que você precisa saber antes de ir votar

Neste domingo (07), mais de 147 milhões brasileiros irão votar para presidente, governador, senadores, deputados federal e estadual. E vão decidir quem vai ocupar os 1654 cargos existentes nos poderes Executivo e Legislativo.  Com isso, saiba do que você

Neste domingo (07), mais de 147 milhões brasileiros irão votar para presidente, governador, senadores, deputados federal e estadual. E vão decidir quem vai ocupar os 1654 cargos existentes nos poderes Executivo e Legislativo.

Com isso, saiba do que você precisa antes de ir votar nas eleições deste ano:

1 - Qual é o horário da votação?

A seção eleitoral estará aberta entre as 8h e 17h (horário local). Após o prazo, quem tiver na fila ainda poderá votar. Caso não chegue a tempo, você vai ter que justificar a ausência em qualquer cartório eleitoral em até 60 dias e mesmo assim ainda vai poder votar em um eventual segundo turno.

2 - Que documento levar?

Apenas um documento com foto, que pode ser carteira de trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, entre outros. Não é obrigatório a apresentação do título de eleitor.

3 - Não sei onde está o meu título de eleitor, posso votar mesmo assim?

Você pode baixar o aplicativo e-Título para Android ou iOS, disponíveis para celular ou tablet. Para quem fez a biometria, o e-Título aparecerá com foto, logo não precisa a apresentação de documento com foto. Caso você não tenha feito a biometria, você ainda pode utilizar o aplicativo, mas apresentar um documento com foto.

4 - Como encontro o número do meu título e como sei onde devo votar?

Você pode checar essas informações através do site do TSE. Acesse o portal e preencha o formulário com o seu nome, o da sua mãe e a data de nascimento.

5 - Posso levar parentes ou amigos para me acompanhar na urna?

Não. O voto é sigiloso, não pode ter ninguém ao seu lado. A única exceção é para quem é portador de deficiência ou tem mobilidade reduzida. Logo o eleitor deve escolher uma pessoa de confiança para ajudá-lo.

6 - Posso tirar uma selfie na hora de votar ou tirar uma foto do meu voto?

Não. A lei eleitoral proíbe o uso de celular, câmera fotográfica, filmadora, walkie-talkies ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Você deve deixar seu celular com o mesário da sua seção, antes de ir para a cabine.

7 - Não estou na minha cidade. Posso votar mesmo assim?

Depende. Se você comunicou à justiça eleitoral que vai estar fora de sua cidade no dia da votação, sim. No entanto, a cidade onde você irá votar precisa ter mais de 100 mil eleitores. Mas se você não informou a justiça eleitoral, não poderá votar.

8 - Comuniquei à justiça eleitoral que estaria fora da minha cidade durante a eleição. Posso votar para todos os cargos?

Depende. Se estiver fora do seu estado, você poderá votar apenas para presidente. Mas se tiver em uma cidade diferente, dentro do seu estado, poderá votar para os demais cargos. Logo, a cidade também deve ter mais de 100 mil eleitores.

9 - Posso levar uma "cola" no meu smartphone?

Não. A lei eleitoral proíbe o uso de equipamentos eletrônicos, como o smartphone, na hora de votar. Mas você pode levar uma "cola" de papel.

10 - Posso usar camiseta em apoio ao meu candidato quando estiver votando?

Sim. O TSE aprovou nesta sexta-feira (5) a orientação de que é permitido o uso desse tipo de camiseta na hora da votação. A lei também proíbe a aglomeração de pessoas com roupas padronizadas, bandeiras, broches e adesivos que possam caracterizar uma manifestação coletiva. Propaganda de boca de urna e utilizar alto-falantes ou amplificadores no dia da eleição também é proibido. A punição é de até um ano de prisão, com uma multa que pode chegar a quase 16 mil reais.

11 - O que eu posso usar na hora da votação?

Você pode manifestar suas preferências político-partidárias com bandeiras, adesivos, broches e dísticos, de maneira silenciosa ou individual.

12 - Posso votar duas vezes no mesmo senador?

Não, pois se você tentar fazer isso na urna eletrônica, o seu segundo voto vai ser anulado.

13 - Tenho mais de 60 anos. Tenho preferência na hora de votar?

Sim. Além de idosos, pessoas doentes, pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas, pessoas com criança de colo, policiais a serviço, candidatos, juízes eleitorais e seus auxiliares, além de promotores eleitorais, também têm preferência na seção eleitoral.

14 - Tenho deficiência física. Sou obrigado a votar?

Sim, pois o voto só é facultativo para analfabeto, jovens entre 16 e 18 anos e idosos que já fizeram mais de 70 anos.

15 - Como faço para denunciar irregularidades nas campanhas?

Utilizando o aplicativo Pardal, da justiça eleitoral, disponível em Android e iOS. Ele permite registrar denúncias contra partido e coligação, através do envio de indícios de práticas indevidas ou ilegais.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias