plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ato no Ministério Público luta contra saída de animais da UFPA

Contra o ofício do Ministério Público Federal (MPF), que determina a retirada dos animais que circulam no campus Guamá, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a comunidade acadêmica realizará um ato, na tarde desta sexta-feira (5), em frente a sede do ór

Contra o ofício do Ministério Público Federal (MPF), que determina a retirada dos animais que circulam no campus Guamá, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a comunidade acadêmica realizará um ato, na tarde desta sexta-feira (5), em frente a sede do órgão, em Belém.

Segundo a organização do movimento, juntamente com a não retirada dos cães e gatos, três são os pontos principais na luta pela causa: a sobrevivência, o risco de morte dos animais e a transparência pelos investimentos já feitos pela UFPA no Projeto Victório, que destinou dinheiro para a construção de baias e abrigos dentro da instituição.

UFPA tem 90 dias para retirar todos os animais do Campus Guamá

De acordo com Elizabete Pires, uma das coordenadoras do projeto "Peludinhos UFPA", os animais estão negligenciados e só contam com a ajuda de voluntários. Audiências públicas já foram convocadas e, segundo a coordenadora, não contaram com a participação do MPF, sempre convidado.

"O Ministério Público não comparece às audiências públicas. As decisões ferem os direitos dos animais. Mais de 35 já morreram de 15 de julho pra cá e nada está sendo feito", disse.

DOENÇAS E INSALUBRIDADE

Elizabete afirma que devido às péssimas condições a que são expostos, os animais estão vulneráveis a doenças infecciosas, o que se agrava ainda com os locais onde estão abrigados.

Voluntários se viram como podem para atender e dar condições dignas aos animais dentro da UFPA (Foto: Divulgação)

Somente o trabalho dos voluntários é que ameniza o sofrimento dos cães e gatos existentes na instituição.

VEJA O VÍDEO:

"Esses animais não estão abandonados. Nós cuidamos, esses animais são castrados, são vacinados. O Centro de Controle de Zoonozes já pediu uma sala para a UFPA onde possa castrar, mas não recebeu nenhuma resposta", afirmou Elizabete.

O DOL teve acesso aos documentos onde constam que uma estrutura foi iniciada pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, mas que agora está terá como destino o abrigo de plantas.

Baias construídas para abrigar os animais serão destinadas para plantas, denuncia voluntária do "Peludinhos UFPA" (Foto: Divulgação)

ATO

O ato contra a retirada dos animais da UFPA terá início às 15h de hoje na frente do Ministério Público Federal (MPF), localizado na travessa Dom Romualdo de Seixas, 1476, no bairro do Umarizal.

Pelo Facebook, mais de 90 pessoas já confirmaram presença.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias