plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pontos turísticos de Belém estão deteriorados

Nos últimos 10 anos, o número de turistas no Círio de Nazaré teve um crescimento de 21,3%, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Este ano, a estimativa é de que 80 mil pessoas desembarquem em Belém. Mas se

Nos últimos 10 anos, o número de turistas no Círio de Nazaré teve um crescimento de 21,3%, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Este ano, a estimativa é de que 80 mil pessoas desembarquem em Belém. Mas será que os pontos turísticos de Belém estão em boas condições para receber os visitantes? O DIÁRIO foi ao Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Portal da Amazônia, Praça Batista Campos e Basílica Santuário para conferir.


Na Praça Batista Campos, o piso está com buracos, comprometendo a segurança de quem circula por ali. (Foto: Irene Almeida)

O ponto mais crítico é o Ver-o-Peso onde há bastante lixo e água pelo chão, o que acaba dificultando o passeio no local. As barracas, em algumas partes, estão precisando de sinalização. Além disso, a lona que cobre a feira está com buracos. No Complexo Feliz Lusitânia - que compreende a Igreja da Sé, Casa das 11 Janelas, Igreja de Santo Alexandre, Museu de Arte Sacra, Forte do Castelo e Praça Frei Caetano Brandão - a situação já era bem diferente.

A praça é limpa e bem cuidada. Há lixeiras e as barracas de água de coco são padronizadas. “Trabalho há 17 anos como vendedora de coco aqui e já sabemos: todo dia tem limpeza, eles vêm cortar a grama. Chega perto do Círio tudo se ajeita. Mas, durante muito tempo, nós mesmos que fazíamos a limpeza”, disse Kátia Amaral, 40.
A estudante Edna Nepomuceno, 21, gosta de ir ao complexo. “Para mim esse ambiente é muito agradável, muito especial, com as árvores, o rio. Venho sempre. Só não venho mais porque tenho outras ocupações”, comentou.

No Portal da Amazônia, é possível observar algumas partes com boa conservação. Porém, outras estão muito deterioradas, como a quadra de futebol de areia e o parquinho para as crianças. O piso também está bastante danificado em algumas áreas mais próximas da água. Além disso, quem visita o espaço reclama da falta de segurança na parte da manhã e tarde. A Polícia Militar informou que uma viatura fica disponível 24h para fazer rondas no portal.

BATISTA CAMPOS

No Ver-o-Peso, falta estrutura para os feirantes trabalharem (Foto: Irene Almeida)

Na Praça Batista Campos, a situação precisa melhorar em vários aspectos, como o calçamento, que tem buracos e os pedestres denunciam que as quedas são constantes, além da iluminação. Um vendedor de coco que não quis se identificar disse que lâmpadas do trecho na Rua dos Tamoios queimaram e não foram substituídas.

O repositor Renato Azevedo, 34, reclamou que as lixeiras estão quebradas. “Usamos as das barracas de coco. Para mim, isso não é adequado para um lugar turístico, acho bem ruim”, reclamou. A funcionária pública Manuela Moraes, 35, lembrou que os detalhes fazem a diferença na conservação. “São poucas coisas que precisam ser cuidadas para uma praça tão bonita”, analisou.

BASÍLICA

O DIÁRIO visitou alguns espaços para mostrar como estão sendo cuidados para o Círio de Nazaré. Com exceção do Complexo Feliz Lusitânia e da Basílica Santuário, os demais estão precisando de reparos urgentes (Foto: Irene Almeida)

Na Basílica Santuário de Nazaré, o ponto mais visitado no Círio, com 25% da preferência dos turistas, segundo o Dieese, o clima é de segurança e conforto. Há um posto da Polícia Militar ao lado, estacionamento (que neste período dá lugar ao arraial), museus e lojas de souvenirs.

O local é limpo e conservado, segundo observou a turista Maria Tereza Souza, 58, administradora, que estava acompanhada do marido, Evandro Souza, 61, na visita ao local. “É a primeira vez que venho a Belém e gostamos muito da cidade. Somos de Linhares, no Espírito Santo e, como somos católicos, decidimos visitar a igreja, que é muito conservada e bonita”, disse. Sobre Belém como um todo, o casal observou a falta de sinalização e o descaso com o Mercado de São Brás.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias