plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fraude no cheque moradia leva tucano para a cadeia

Mais três pessoas acusadas de desvio de dinheiro do Programa Cheque Moradia no município de Cachoeira do Arari foram presas em continuidade à Operação “Laço Curto”, coordenada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Na primeira fase da operação

Mais três pessoas acusadas de desvio de dinheiro do Programa Cheque Moradia no município de Cachoeira do Arari foram presas em continuidade à Operação “Laço Curto”, coordenada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Na primeira fase da operação já haviam sido presos o ex-prefeito do município, Benedito Vasconcelos de Oliveira Filho, o “Filhão”, e o irmão dele, Luiz Fernando da Silva Oliveira, que exercia o cargo de tesoureiro e de secretário de Finanças do município. Filhão, como é conhecido, tentou ser reeleito em 2006 pelo PSDB, mas perdeu a eleição.

Nesta segunda fase, realizada anteontem (27) na cidade, a ex-secretária de Promoção e Assistência Social e ex-primeira-dama, Jacirema Pedrosa de Miranda; a pregoeira Raimunda de Carvalho Pereira, e o empresário Fábio Carlos Tabosa Vinagre também foram presos. O acusado Rodrigo Carlos Pantoja da Silva, sócio-administrador da empresa, R. C. Pantoja da Silva – ME, também suspeito de participar do esquema de beneficiamento de cheques moradia, também teve sua prisão preventiva decretada, mas encontra-se foragido.

Leia também: Jatene é acusado de usar cheque moradia para comprar votos

As investigações foram realizadas pelo Promotor de Justiça titular de Cachoeira do Arari, André Cavalcanti de Oliveira e pelo Delegado Kleysson Azevedo, tendo os Delegados David Bahury e Ricardo Picanço promovido as prisões preventivas dos envolvidos. Segundo o MP, os desvios dos ex-gestores foram praticados entre os anos de 2013 de 2016. Na época, o prefeito municipal, o secretário de Finanças e a pregoeira desviaram recursos públicos que seriam destinados para a construção e reformas das escolas municipais “São José do Caracará” e “Chapeuzinho Vermelho”, causando prejuízos estimados em R$ 1,8 milhão.

COMPRA DE VOTOS

Em julho de 2017, a Promotoria de Justiça de Cachoeira do Arari instaurou um Processo Investigatório Criminal (PIC), visando apurar possíveis irregularidades na execução do Programa Social do Cheque Moradia, durante a gestão de Benedito Filho. O programa tem a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) como gestora e também seria usado como moeda de troca para compra de votos, fato que provocou a cassação do governador Simão Jatene (PSDB) recentemente.

Leia também: Presos acusados de aplicar golpe do Cheque Moradia no interior do Pará

De acordo com as provas colhidas, os agentes públicos agiram em parceria com dois empresários, que possuem lojas de materiais de construção e teriam agido de forma fraudulenta junto com os agentes públicos. Eles utilizaram de dissimulações, de acordo com as investigações, para obter todos os cheques moradia dos beneficiários do programa em Cachoeira do Arari, sob a justificativa de que conseguiriam melhor negociação para aquisição dos materiais de construção.

“Os fatos demonstram que Benedito, Jacirema e Luís Fernando, durante o mandato à frente da Prefeitura de Cachoeira do Arari, personalizaram a gestão pública, agindo de forma deliberada para satisfazer interesses eminentemente pessoais, de cunho eleitoreiro e patrimonial, causando prejuízo aos cofres públicos e lesando a população”, analisa. Além disso, a associação criminosa voltada à prática de desvios de recursos públicos durante a gestão do denunciado deixou vários beneficiados do Programa Cheque moradia lesados.

PREJUÍZOS

Segundo o promotor de justiça André Cavalcanti, a operação ilícita resultou em grandes prejuízos a cada beneficiário de baixa renda do programa, pois houve uma entrega desordenada de mercadorias e produtos de material de construção, assim como a entrega em quantidade inferior ao valor do cheque moradia. Alguns beneficiários nem chegaram a receber os materiais.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias