plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cotistas do PIS/Pasep têm até sexta para sacar o benefício

O prazo para que cotistas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) saquem o benefício termina na próxima sexta-feira (28), mas muita gente pode ficar de fora por divergências nos dados cada

O prazo para que cotistas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) saquem o benefício termina na próxima sexta-feira (28), mas muita gente pode ficar de fora por divergências nos dados cadastrais. Segundo a Caixa Econômica Federal, são informações referentes a nome, data de nascimento, nome da mãe, CPF, identidade, entre outras. O sistema não autoriza o crédito para a própria proteção do beneficiário.

A orientação é que o cotista consulte o site para ver o valor do benefício e se foi creditado em alguma conta de bancos conveniados. Caso contrário, o problema pode ser resolvido na Caixa, para quem vai receber o PIS, ou no Banco do Brasil, para cotistas do Pasep, até o dia 28. O Governo Federal estima que cerca de 5 milhões de trabalhadores estejam com pendências.

Segundo informações da Caixa, no Pará, até o último dia 6, aproximadamente 240 mil trabalhadores sacaram R$ 380 milhões do PIS. O banco, contudo, não disse quantas pessoas ainda precisam fazer o saque.

Já no caso do Pasep, voltado a servidores públicos, até o dia 20 deste mês 29.393 dos 35.297 cotistas paraenses aptos a receber o benefício já haviam realizado o saque. Ou seja, faltavam fazer o saque cerca de 5,9 mil cotistas. O benefício do abono salarial assegura o valor de um salário mínimo anual aos trabalhadores brasileiros que recebem em média até 2 salários mínimos de remuneração mensal.

COTAS

O saque das cotas do Fundo PIS/Pasep para cotistas de todas as idades até o dia 28 deste mês foi determinado pelo presidente Michel Temer em junho deste ano. Até então, a idade era critério para a efetivação do saque. Após o dia 28 deste mês, o saque volta a valer somente para idosos a partir de 60 anos.

Orientação é de que se use o dinheiro para pagar dívidas

Embora o valor do PIS/Pasep seja, em média, de até um salário mínimo, os beneficiários devem aproveitar o dinheiro extra para pagar contas pendentes. A orientação é da economista e educadora financeira Patrícia Godoy. Segundo ela, antes de ir ao banco sacar é preciso analisar o momento certo de retirar o dinheiro e o que fazer com ele. “Deve-se eleger prioridades e o mais imediato é aproveitar para colocar as contas em dia”, sugere.

Pagamento de dívidas com cartão de crédito e cheque especial, que chegam a ter juros de até 300% ao mês, devem estar entre as prioridades na opinião da educadora financeira.

EQUILÍBRIO

Se o valor do PIS/Pasep não for o suficiente para quitar as pendências, esse equilíbrio pode ser feito com outro complemento de renda,
como o 13º salário.

Se o cotista não possuir dívidas a sugestão é guardar na poupança ou planejar a realização de um sonho, a exemplo de uma viagem. “O mais importante é cumprir o planejamento e perceber que o saque é uma oportunidade para sair do endividamento”, orienta Godoy.

Pis/pasep

Quem tem direito a receber: Pessoas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988

Documentos necessários: documento com foto

Até quando: 28 de setembro

Onde sacar: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

(Leidemar Oliveira com Redação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias