plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Peixe-boi do Bosque ganha bolo especial pelos 62 anos

Os visitantes que escolheram o Bosque Rodrigues Alves para um passeio na manhã deste sábado (22) participaram de uma programação especial: o aniversário do Kajuru, o peixe-boi mais antigo de Belém, que completou 62 anos. A curiosidade era grande, tanto d

Os visitantes que escolheram o Bosque Rodrigues Alves para um passeio na manhã deste sábado (22) participaram de uma programação especial: o aniversário do Kajuru, o peixe-boi mais antigo de Belém, que completou 62 anos.

A curiosidade era grande, tanto dos adultos quanto das crianças. A universitária Jaqueline Gomes levou o filho, Anderson Gomes, de 2 anos, para conhecer uma das principais atrações do espaço. “Eu gosto muito de passear no Bosque e aproveitei essa ocasião especial, no caso o aniversário do peixe-boi, para apresentar o animal para o meu filho”, comentou.

A programação realizada pela prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), contou com atividades de pintura, desenhos, contação de histórias, além dos parabéns para o Kajuru, que ganhou um bolo especial composto de capim-gordura, frutas e verduras.

A expectativa para ver o Kajuru era grande para a estudante Ana Beatriz Fontes, de 6 anos, que adora animais. “Tenho três, um gato e dois cachorros”, conta. Segundo a mãe da Beatriz, Lena Wanzeler, a garota estava muito curiosa para conhecer o famoso animal. “Eu estava explicando do peixe-boi para ela, que metade peixe e a outra metade boi, aí ela ficou curiosa para ele levantar o rosto, mas não conseguiu”, brincou.

Peixe-boi da Amazônia

O Kajuru é da espécie peixe-boi-da Amazônia, possui um tom mais escuro e acinzentado, chegando a pesar até 400 kg. Eele se alimenta basicamente de capim-gordura, pepino, couve-flor e manga, fruta preferida dele. Atualmente, a espécie está classificada como “vulnerável”, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Ele chegou ainda filhote no Bosque e virou uma das principais atrações do local. Segundo a veterinária do Bosque Rodrigues Alves, Ellen Eguchi, o cuidado é essencial para um animal nessa idade. “Segundo pesquisas cientificas esse animal vive em cativeiro cerca de 50 anos. Na idade dele a gente busca sempre não deixar em restrição alimentar, a gente também mantém a temperatura da água controlada, além de realizar o manejo sanitário de forma correta”, explicou.

(Com informações da Agência Belém)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias