plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Clínica pública mostrada por candidato em propaganda na verdade é particular

No programa do último dia 10 de setembro o candidato ao governo do Estado pelo Democratas (DEM) divulgou “que manteve e ampliou o serviço de hemodiálise em Castanhal”, cidade onde mantém sua base política. No entanto, o candidato Marcio Miranda, que tem

No programa do último dia 10 de setembro o candidato ao governo do Estado pelo Democratas (DEM) divulgou “que manteve e ampliou o serviço de hemodiálise em Castanhal”, cidade onde mantém sua base política. No entanto, o candidato Marcio Miranda, que tem apoio do governador Simão Jatene, utiliza a imagem de uma clínica particular, a Clínica de Nefrologia de Castanhal, que tem como uma das sócias a senhora Renelde Torres, também filiada ao DEM e candidata a vereadora de Castanhal em 2012, quando Márcio Miranda perdeu as eleições municipais em Castanhal.

Tão logo o programa eleitoral foi ao ar, vários moradores do município entraram em contato com a Redação para denunciar que na verdade, a empresa que presta o serviço é uma clínica particular.

A Clínica de Nefrologia de Castanhal recebe dinheiro do Estado, por meio de convênio, para atender somente doze pacientes do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), como afirma a matéria publicada no dia primeiro de fevereiro deste ano na Agência Pará de Notícias, veículo oficial de notícias do Governo do Estado (https://goo.gl/pcdW9z). Não é, portanto, um hospital público e muito menos um programa de governo para a saúde.

O mais grave de tudo: a Clínica de Nefrologia de Castanhal não está de portas abertas para à população que precisa desse serviço, como dar a entender a propaganda do candidato. Os pacientes precisam ser atendidos pelo SUS, depois de serem encaminhados pelas prefeituras da região. O Governo do Estado não tem nenhuma ingerência na clínica, a não ser pagar pelos dozes paciente encaminhados pelo Iasep.

RECLAMAÇÕES

Algumas pessoas atendidas pela clínica, em sua maior parte idosas e carentes, ainda denunciam as condições em que são atendidas. Segundo elas, muitas vezes falta água para o funcionamento dos aparelhos de hemodiálise o que faz com que muitos prefiram enfrentar suas doenças em casa a ter que ir para a clínica.

A esposa do aposentado Mauricio Matos é cliente da clínica. Ele reclama da alimentação inadequada para os pacientes que necessitam da hemodiálise. “A comida aí nesta clínica é uma verdadeira mixaria”, afirma Mauricio.

MIRANDA RECEBE R$ 30 MILHÕES DO GOVERNO DO ESTADO

A população do município de Castanhal há anos sofre com a precariedade dos serviços na área de saúde. O hospital municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) têm pouca oferta de médicos e de equipamentos para uma população de cerca de 200 mil habitantes, com pacientes de agrovilas e municípios vizinhos. O resultado é demora no atendimento, equipamentos sucateados e quebrados e muita reclamação.

O DIÁRIO esteve em Castanhal e constatou o sofrimento pelo qual passam os moradores desse município do nordeste paraense. O serviço de saúde na cidade polo do nordeste paraense é falho. Procedimentos mais complexos só podem ser encontrados em Belém, que já tem um sistema sobrecarregado.

Essa realidade é totalmente distinta nos estabelecimentos de saúde comandados pela esposa e pelos filhos do deputado Márcio Miranda (DEM), candidato apoiado por Simão Jatene ao Governo do Estado. Nos últimos 14 anos (entre janeiro de 2004 e 5 de junho deste ano), como o DIÁRIO já mostrou, apenas duas empresas da área de saúde da família de Miranda receberam do Governo do Estado mais de 30 milhões.

Enquanto isso, as obras do Hospital Regional de Castanhal, prometido por Jatene e seus apoiadores se arrastam há anos, num claro prejuízo à população da região.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias