plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Tufão Mangkhut atinge as Filipinas com ventos de 250 km/h

O tufão Mangkhut tocou o solo nesta sexta-feira (14) no norte das Filipinas, varrendo a costa com ventos ciclônicos e chuvas torrenciais, informaram as autoridades meteorológicas. O Mangkhut chegou à localidade de Baggao por volta da 1h40 de sábado (horár

O tufão Mangkhut tocou o solo nesta sexta-feira (14) no norte das Filipinas, varrendo a costa com ventos ciclônicos e chuvas torrenciais, informaram as autoridades meteorológicas. O Mangkhut chegou à localidade de Baggao por volta da 1h40 de sábado (horário local; 14h40 de sexta em Brasília) com ventos de 205 km/h e rajadas de até 255 km/h. Autoridades das Filipinas esvaziaram diversas áreas do país e advertiram cerca de 5,2 milhões de pessoas que moram no provável caminho de um poderoso tufão. Mais de 13,5 mil pessoas foram transferidas para abrigos temporários à medida que o Mangkhut, também chamado de Ompong, se aproxima das províncias produtoras de arroz e milho de Cagayan e Isabela, que começaram a colheita na última semana. Meteorologistas advertiram sobre o risco de ondas de até seis metros atingirem vilarejos no caminho. “Meu pedido é que precisamos prestar atenção nas recomendações das autoridades. Fiquem dentro de casa”, disse o assessor presidencial Francis Tolentino, principal coordenador do governo para desastres. As autoridades temem que o tufão provoque inundações e deslizamentos de terra. As pequenas aldeias de pescadores também são muito vulneráveis aos ventos violentos e às enormes ondas que caem na costa. Nas zonas costeiras do norte, do arquipélago, região que costuma ser atingida por desastres naturais, moradores já abandonaram suas casas. Os habitantes de Luzón, a principal ilha das Filipinas, onde vivem milhões de pessoas, estão reforçando janelas e telhados para evitar que sejam arrancados pela tempestade. “As chuvas vão ser fortes e os ventos não serão brincadeira”, disse à agência AFP Michael Conag, porta-voz da Defesa Civil local. “Pode haver ondas equivalentes a um prédio de quatro andares e muitas casas poderão ser destruídas, principalmente as construções mais frágeis, que são mais frequentes nestas zonas costeiras”, explicou. Depois das Filipinas, o Mangkhut, deverá seguir em direção ao sul da China, incluindo Hong Kong. “Estamos com muito medo, dizem que o tufão é muito violento”, afirmou Delaila Pasion, que deixou sua casa. “Nós estávamos com muito medo de ficar”. “Nas últimas chuvas de monção, nossa casa foi destruída. Quero que meus netos fiquem em segurança”, acrescenta. As Filipinas são atingidas todos os anos por cerca de vinte tufões. A agência meteorológica filipina indicou que o Mangkhut é por ora o ciclone tropical mais violento do ano, com força semelhante à de um furacão de categoria 4 no oceano Atlântico. Tanto furacão quanto tufões são ciclones tropicais, mas seu nome muda dependendo de onde se originam. Enquanto o primeiro ocorre no Atlântico Norte ou no centro ou leste do Pacífico Norte, o segundo acontece no Pacífico Noroeste -no oceano Índico ou no Pacífico Sul, se mantém o nome de ciclone tropical.

Fonte: FolhaPress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias